Diego Estrutura inicia articulação para a pré-campanha em 2024.

 

Foto: Divulgação/ Redes Sociais

No município de Governador Edison Lobão, haverá diversos nomes que concorrerão ao pleito de 2024. Diego Estrutura é empresário e grande incentivador do esporte local, nas redes sociais já há rumores que será mais um nome que estará a disposição da sociedade.


O empresário e amante do esporte, já articula nos bastidores a composição de uma chapa majoritária, a qual, concorrerá às eleições de 2024.


Diego Estrutura está percorrendo todo o município e já articula a junção de grupos políticos para apoiar sua candidatura ao cargo de Prefeito em 2024. Diego e a ex-secretária de Assistência Social, Gisele Rocha, estão percorrendo todo o município e já apresentam forte ameaça a candidatura dos indicados do Prefeito Geraldo Braga, nos bastidores um passarinho nos contou que o grupo do atual gestor, já apresentam preocupações diante movimentações e aceitação popular de Diego Estrutura, esse jovem empresário deixará muita gente preocupado nas eleições!!!.


Vamos aguardar a movimentação de grupos políticos, conjecturas e futuros nomes que concorrerão o pleito, para que sejam melhores analisadas e debatido pela sociedade, Diego já declarou que é candidato e concorrerá às eleições em 2024.

Policial cai em voçoroca de 80 metros no Maranhão; VEJA VÍDEO

 Foto: Marinho Drone


Dentre os ferimentos, vítima teve um braço quebrado e uma fratura exposta no pé esquerdo. Problema das voçorocas já tem 30 anos, mas nunca foi resolvido.

Um policial militar aposentado sofreu fraturas após cair em uma das voçorocas de Buriticupu que ameaçam ‘engolir’ parte do município ao longo dos últimos 30 anos. Nesse período, três ruas e mais de 50 casas já caíram nas crateras que crescem a cada ano.

A vítima se chama José Ribamar Silveira que, segundo testemunhas, caiu de uma altura de aproximadamente 80 metros. O acidente aconteceu na Vila Isaías, durante a madrugada, mas a vítima só foi resgatada por volta das 7h desta terça-feira (2). 

“Ele é conhecido como ‘Tenente Silveira’ e caiu com o carro particular dele. Está no hospital e o caso requer cuidado, pois teve algumas fraturas”, afirmou o coronel Diniz, que comanda o Batalhão de Polícia Militar em Buriticupu.

José Ribamar foi encaminhado para uma Unidade de Pronto-Atendimento. Dentre os ferimentos, a vítima teve um braço quebrado e uma fratura exposta no pé esquerdo. Um vídeo (veja acima) mostra o momento do resgate.

O problemas das voçorocas de Buriticupu é antigo, mas veio à tona este ano por conta da chegada do período chuvoso que fez aumentarem as enormes crateras no município. 

A prefeitura possui apenas uma Coordenadoria de Defesa Civil, com poucos servidores, para acompanhar o caso ou fazer um planejamento de como retirar as famílias.

A cidade tem mais de 70 mil habitantes e o prefeitura diz que depende de órgãos estaduais e federais para mapear as áreas de risco e planejar ações para os períodos de chuva, quando os deslizamentos se agravam.

“Buriticupu não tem inviabilidade financeira de controlar aquela situação porque passa por indenização de imóveis, construção de novas moradias, conjuntos habitacionais… serviços de drenagem, então é uma situação complexa”, afirmou o prefeito João Carlos, ao g1 Maranhão. 

As frentes nacional e estadual da Defesa Civil estiveram no local e foi delimitada uma área de 50 metros das margens da voçorocas em que as famílias precisam ser retiradas, o que contabilizou 220 famílias.

“O principal gargalo é porque é diferente de uma enchente, no qual o rio sobe, baixa, e as pessoas voltam pra casa. No caso das voçorocas, precisamos de uma nova área para remanejar as famílias e estamos esperando uma portaria no Diário Oficial da União para gente poder ter a liberação de recursos para a construção de um novo habitacional para essas famílias”, justifica João Carlos. 

O que são as voçorocas

Voçoroca com 68 metros de profundidade e 298 metros de comprimento, em Buriticupu — Foto: Marinho Drones

Voçoroca com 68 metros de profundidade e 298 metros de comprimento, em Buriticupu — Foto: Marinho Drones 

As crateras são pequenos fenômenos geológicos que surgem como fendas no solo, geralmente provocadas pela água da chuva. Se nada é feito para conter, uma cratera pode chegar ao grau de voçoroca, quando atinge um lençol freático, como aconteceu em Buriticupu.

No município, as voçorocas têm dimensões que chegam a mais de 298 metros de comprimento. (veja a imagem acima). Ao todo, são 26 voçorocas que se formaram ao longo de anos de desmatamento. 

Porém, de acordo com especialistas, a ocupação desordenada, o relevo e o solo arenoso também são fatores que contribuíram para o surgimento e o avanço das voçorocas. 

A cada ano as crateras avançam cerca de cinco metros sobre a cidade.  — Foto: Reprodução/TV Mirante

A cada ano as crateras avançam cerca de cinco metros sobre a cidade. — Foto: Reprodução/TV Mirante 

“A própria atividade humana ela, sem saber, ela vai criando o problema. Como não tem uma política defensiva, ela acaba causando essas erosões. Então é um material meio solto onde qualquer chuva e qualquer enxurrada vai levando micro partículas do solo para um nível mais baixo”, explica Clodoaldo Nunes, geólogo. 

Crateras já ‘engoliram’ casas

Por conta de avanço das crateras, parte de um vilarejo sumiu em Buriticupu — Foto: Reprodução/TV Mirante

Por conta de avanço das crateras, parte de um vilarejo sumiu em Buriticupu — Foto: Reprodução/TV Mirante 

Nos últimos dez anos, só uma voçoroca engoliu três ruas e mais de 50 casas em Buriticupu. Parte da Vila Santos Dumont desapareceu completamente e as casas que ainda não desabaram estão próximas aos barrancos e foram abandonadas. A família do serralheiro João Otávio Farias perdeu 14 casas de aluguel. 

“Em 2001, meu pai comprou esse terreno, construiu a casa de moradia dele, o local de trabalho dele que era uma marcenaria, ele mexia com madeira e, no decorrer do trabalho dele, ele foi comprando um terreno aqui, construindo uma casinha ali e fazer como se fosse aposentadoria dele. Essas casas aqui eram todas alugadas. Chegou um ponto que ninguém alugaria mais por conta do perigo”, diz o serralheiro.

Situação preocupa quem vive próxima as crateras em Buriticupu — Foto: Reprodução/TV Mirante

Situação preocupa quem vive próxima as crateras em Buriticupu — Foto: Reprodução/TV Mirante 

Situação de emergência

As chuvas registradas nos últimos dias agravaram o problema em Buriticupu e, por conta disso, o município decretou situação de calamidade pública. 

“A intervenção ela tem que ser tanto emergencial quanto preventiva. Caso contrário, nós teremos esse processo aumentando cada vez mais e provocando maiores danos às famílias que ali residem”, diz Cel. Célio Roberto, comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão. 

Em nota, o Governo do Maranhão disse que o município foi incluído no decreto de situação de emergência estadual. O Estado informou que foi solicitado recursos federais imediatos de ações de ajuda humanitária e posteriormente, para ações de estabelecimento. 

Desmatamento causou crateras que ameaçam 'engolir' casas no MA — Foto: Kayan Albertin/g1

G1

ITINGA – Prefeito Lúcio tem contas reprovada pelo TCE – MA

 

Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, por meio do processo 4323/2021, informou a reprovação de contas do gestor municipal de ITNGA DO MARANHÃO, foi informado so setor técico que seja encaminhado cópias processuais a Câmara Municipal de Vereadores do Município.

O parecer prévio PL-TCE de número
128/2023, emitiu a reprovação de contas do exercício 2020, sob gestão do Prefeito Lúcio, onde consta inconsistências em informações do FUNDEB, repasses a Câmara de Vereadores. afirma o parecer!


A publicação do diário oficial do órgão controlador, informou que no prazo de
5 dias seja enviado o transitado e julgado a casa de leis. A sessão a qual julgou o parecer técnico, contou com 8 conselheiros e 1 procurador de Contas do Ministério Público.

Veja abaixo o parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado,





APROVADO! Requerimento para a construção de um pátio escolar para a prática de esporte na Escola CIED

Foto: Divulgação


O vereador Josué Alves por meio de requerimento apresentado em plenária, a qual foi apreciado e aprovado por unanimidade, agradeceu aos demais pares/vereadores pela aprovação de uma demanda de suma importância para o desenvolvimento escolar, no tocante a prática de esporte e um espaço para atividades físicas.  


O requerimento de número 043/2023, de autoria do Vereador Josué, após aprovação em plenária, pela casa legislativa de Davinópolis,  foi encaminhado ao poder executivo para concretização dessa demanda.


Câmara Municipal de Vereadores de Davinópolis, Junto com o povo! 

Vereador Juliano Abreu - Presidente



URGENTE – Polícia identifica homem que ameaçou “meter uma bala” no cabeleireiro em Campestre do Maranhão

 

Print: Grupo aberto de redes sociais


Nos grupos políticos do município de Campestre, ameaças e coações já se tornaram rotineiras em meio ao campo politico. Diante isto um cidadão a qual participa ativamente da politica local, por meio de cobranças e reivindicações de ações em prol da sociedade, foi alvo de ameaças em um grupo das redes sociais.


Após o Cabeleireiro Rochinha registrar um Boletim de Ocorrência ( B.O ) e entrar um com uma notícia-crime por meio do Ministério Público do Estado do Maranhão, o cidadão que estava tocando terror e ameaçando o mesmo, foi identificado, é questão de tempo para que a justiça da Capital Paulista ( colaboradores de diligência) encontrem o sujeito para depor e se explicar para a justiça.


O suposto ameaçador cujo o nome tem às iniciais ( R C O ) já está sob investigação e poderá se tornar Réu em processo CRIMINAL que foi tipificado por diversos artigos criminal e PENAL. O caso está sob investigação e em breve o Blog dará maiores informações, conforme movimentação e diligências do inquérito já instaurado para apurar os atos e fatos ocorridos em meio provas apresentadas.

Para não atrapalhar às diligências e investigação, o blog não divulgará os documentos produzidos no decorrer do inquérito. Mas, assim que concluído, divulgaremos na íntegra. 



Rodrigo Lago fala sobre trajetória na vida pública e atuação parlamentar no programa ‘Em Discussão’

 

Fonte: Agência Assembleia

Parlamentar, que é vice-presidente da Assembleia Legislativa e filho do ex-deputado Aderson Lago, também falou na Rádio Assembleia sobre o trabalho à frente de Secretarias de Estado

 

O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu como convidado, nesta sexta-feira (28), o deputado Rodrigo Lago (PSB). Na entrevista aos radialistas Henrique Pereira e Álvaro Luiz, o parlamentar falou sobre a sua trajetória na vida pública e as ações do seu mandato nesta legislatura.

No bate-papo, Rodrigo Lago lembrou do seu trabalho como primeiro secretário de Transparência e Controle, na gestão do ex-governador Flávio Dino (PSB). Foi também chefe da Casa Civil, secretário de Articulação Política e Comunicação e, por último, titular da Secretaria da Agricultura Familiar, que, segundo o parlamentar, foi uma experiência que o transformou, pois sempre teve muita sensibilidade com essa temática.

“Ao ter sido secretário da Agricultura Familiar eu tive um contato muito mais próximo com o povo do Maranhão, pois frequentei a zona rural do nosso estado, fui em vários municípios e pude contribuir com muitas políticas públicas, como a criação do programa Comida na Mesa”, contou. 

Atuação 

O deputado Rodrigo Lago, que é vice-presidente da Assembleia Legislativa, também falou sobre a sua atuação neste primeiro mandato como parlamentar. Ele destacou projetos de lei de sua autoria, a exemplo do apresentado em parceria com os deputados Rildo Amaral (PP), Antônio Pereira (PSB) e Janaína Ramos (Republicanos) e já sancionado pelo governador Carlos Brandão, que considera a cidade de Imperatriz a segunda capital do Maranhão.

O parlamentar também falou sobre o projeto que apresentou recentemente e dispõe sobre a obrigatoriedade da publicação das prerrogativas dos advogados nos órgãos em que atuam. “Em breve, com a aprovação dos meus colegas deputados e deputadas, isso se tornará lei no nosso estado”, disse.

Filho do ex-deputado Aderson Lago, o parlamentar destacou ainda a satisfação e a responsabilidade em continuar o legado do seu pai na vida pública. “Até brinco com ele que se eu chegar até 30% do que ele foi, eu já estou feliz. Espero que ele jamais perca o orgulho do filho que ele tem, pois pretendo manter o padrão Aderson Lago no Parlamento”, declarou. 


Fonte: Agência Assembleia

ENGESERV, PREGOEIRO e PREFEITO são alvos de denúncia de um suposto "esquema licitatório e formação de quadrilha". Afirma denúncia ao Ministério Público Estadual.

 

Foto: Divulgação


Na manhã do último sábado, 29, recebemos arquivos/documentos que entre eles, conta o protocolo do Ministério Público do Estado do Maranhão, onde aponta um susposto esquema licitatório acerca de obras e prestação de serviço no município de Campestre do Maranhão.


De acordo com o denunciante, o Prefeito Fernando Bermuda, Pregoeiro e a Construtora ENGESERV, são apontados por um suposto direcionamento licitatório e fraude no certame, que de acordo com a denúnica ambas às partes, estariam envolvidas.

DENÚNCIA:

O denunciante apresentou ao órgão ministerial alguns prints e links de acesso aos arquivos pertinentes ao certame, no qual, constam na denúncia em anexo, segundo a denúncia, a Comissão Permanente de Licitações estaria direcionando a licitação para a empresa ENGESRV.  

MINSTÉRIO PÚBLICO:

Segundo o denunciante, o caso foi protocolado no MPMA de Porto Franco e consta provas suficientes para que seja levantada uma investigação em desfavor dos supracitados, inclusive, o suposto crime licitatório e uso da máquina pública em beneficio próprio, afirma denunciante.

Segundo o site da Prefeitura de Campestre, o denunciante afirma que não consta nenhum arquivo relacionado ao processo licitatório a qual é citado no diário oficial do município, onde aponta a ENGESERV como classificada nas etapas eliminatórias do processo.

No último dia 26 de Abril, foi veiculado no diário oficial do município uma errata, no entanto, em uma busca no portal da transparência, na aba (EDITAIS) não consta da TOMADA DE PREÇO 003/2023. Consta no portal, somente o edital do PREGÃO PRESENCIAL 003/2023, trazendo dúvidas acerca do respectivo certame, descumprindo a lei 12.527 e demais leis que balizam certames no âmbito Municipal, Estadual e Federal.  

Protocolo do Ministério Público - SIMP






PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog