TCE fiscaliza situação de aterros e lixões em 40 municípios

Foto: Divulgação

Visita ao Aterro Sanitário de Titara, que atende à região metropolitana de São Luís, marcou o início das inspeções de aterros e lixões pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA). No interior maranhense, o trabalho tem início nesta segunda-feira (27) atingindo um total de 40 municípios. O procedimento decorre do Levantamento Operacional em Saneamento Básico e Resíduos Sólidos realizado em 2022, quando foi aplicada pesquisa via questionário eletrônico nos 217 municípios do Estado.


Os municípios foram selecionados entre aqueles que informaram ter aterro (30) e os inadimplentes com o Levantamento do ano passado (10). A força-tarefa envolve equipes com dois auditores cada, sendo cinco equipes na primeira semana, de 27/11 a 01/12/23 e três equipes na segunda semana, de 11/12 a 15/12/23. Cada equipe visitará cinco municípios.


De acordo com a secretaria de Fiscalização do TCE, os resultados obtidos na época evidenciaram que os municípios não estavam cumprindo as determinações do Novo Marco Legal do Saneamento Básico e da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. A pesquisa revelou, por exemplo, que cerca de 67% dos municípios do estado ainda não contavam com Plano Municipal de Saneamento Básico (PSMB), enquanto cerca de 70% não possuíam lei regulamentando a gestão integrada de resíduos sólidos e 75% ainda faziam a disposição final do lixo a céu aberto.


Diante do quadro, o colegiado decidiu pela realização de auditoria operacional com objetivo de avaliar a atuação do estado do Maranhão na implementação do Novo Marco Legal do Saneamento Básico. Para isso, serão realizados vários procedimentos de auditoria nas secretarias e órgãos estaduais vinculados ao tema. A visita aos municípios têm o objetivo de obter informações sobre a sua organização em relação ao Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, a percepção dos secretários municipais, dos presidentes de câmaras e/ou representantes das comissões de saneamento sobre a atuação do Estado, bem como identificar a solução adotada pelos municípios para a disposição final dos resíduos.


A conclusão do trabalho será feita por meio de um relatório de auditoria a ser encaminhado à Secretaria Estadual de Cidades e Desenvolvimento Urbano – SECID, com as recomendações e determinações necessárias para a correção de eventuais desvios encontrados. O TCE vai monitorar o cumprimento dos itens elencados.


Classe política e judiciário atônitos com a coragem de Paulo Victor…

Paulo Victor fez o que nenhum outro presidente da Câmara de Vereadores teve coragem de fazer…


Esta segunda-feira, dia 04 de dezembro de 2023, é histórica na política de São Luís e do Maranhão. Isso porque pontualmente às 9h30 o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Victor (PSDB), subiu à honrosa tribuna do Plenário Simão Estácio da Silveira para fazer o que pouquíssimos – ou quase ninguém – teria coragem.


Denunciar um Promotor de Justiça do Ministério Público no exercício da função é algo para poucos ou apenas para aqueles diferenciados dos iguais.


Os poucos mais de 33 minutos de discurso no Pequeno Expediente serviram para deixar claro que Paulo Victor Melo Duarte é figura política revestida de muita ousadia.


Agora, existem dois Paulo Victor: um antes deste manhã e outro depois…

Há os que pensam contrário, acreditam que o parlamentar deu um tiro no pé e entrou num jogo muito perigoso, sobretudo, por ser jovem e colocar todo o seu futuro a perder ao denunciar por extorsão o promotor Zanony Passos Silva Filho – titular da 32ª Promotoria de Justiça Especializada (4º Promotor de Justiça do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa).


Contudo, as provas apresentadas pelo vereador são irrefutáveis e servem não apenas para amparar suas gravíssimas denuncias, como também para mostrar aos outros 30 membros que a Câmara de São Luís tem um líder que não amedrontou ficar em uma posição de risco para defender a Casa.


Após o pronunciamento de P.V, durante todo o dia de hoje, não apenas a classe política, como também todo judiciário, não se falava em outro assunto. Até agora todos estão atônitos a situação…


PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog