1º Arraiá da Inclusão, realizado por Neto Evangelista, é marcado por alegria e conscientização
Em parceria com a Assembleia Legislativa e outras instituições, evento contou com presença da presidente da Casa, Iracema Vale, e de Roberto Costa
Agência Assembleia
Biaman Prado
Acolhimento, alegria e empatia deram o tom ao 1º Arraiá da Inclusão, realizado pelo deputado estadual Neto Evangelista, em parceria com a Assembleia Legislativa e outras instituições, neste domingo (2), no Sesc Olho d’Água. O evento, voltado a pessoas típicas e atípicas, contou com a presença da presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB), e do deputado Roberto Costa (MDB).
Neto Evangelista, que tem a luta pelos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) como uma das suas principais bandeiras, disse que a iniciativa objetiva quebrar as barreiras do preconceito.
“Estou muito feliz em poder realizar um arraial como esse. Esses momentos são importantes para mudar, cada vez mais, o olhar estereotipado da população sobre as pessoas com deficiência. Para termos uma sociedade mais igualitária e sem preconceitos, precisamos ter um olhar sensível sobre a realidade deles e, assim, poder trabalhar em prol da inclusão”, destacou.
A presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale destacou que a iniciativa significa acolhimento e empatia. “Esse momento é muito importante não só para as pessoas com deficiência, mas para nós que prestigiamos. Representa carinho, solidariedade e afeição”, afirmou.
A festa contou com uma programação muito especial. No roteiro, além das apresentações do Cacuriá de Dona Teté e do Bumba-boi Upaon-Açu, teve o Bumba-boi Mimoso da APAE/São Luís, grupo formado por jovens e adolescentes com deficiência, e show do cantor Augusto Neto, que tem autismo e mostrou um repertório animado com canções juninas.
Vale ressaltar que festança foi traduzida por intérpretes da Língua Brasileira dos Sinais (Libras). Além das músicas, palavras e expressões, os sinais também traduziram a energia de todos os grupos que se apresentaram.
Conforto sensorial
Durante o evento, foram distribuídos abafadores de som para as pessoas com sensibilidade auditiva. A ideia foi garantir conforto sensorial aos participantes, já que algumas pessoas com autismo possuem mais sensibilidade a ruídos.
O arraial também contou com audiodescrição, narração de tudo o que é visual, para auxiliar pessoas cegas e com baixa visão a acompanharem toda a programação.
Conscientização
Também como forma de conscientizar as pessoas que participavam do evento, foi instalada uma cabine com profissionais de saúde que realizaram anamnese e convidaram as pessoas a ouvirem o barulho dos fogos como as pessoas de sensibilidade auditiva escutam.
Através desse experimento, os participantes puderam vivenciar como autistas, idosos, animais e pessoas sensíveis escutam os fogos de artifício. Vale ressaltar que já está em vigor a Lei de n° 11.805/2022, de autoria do deputado Neto Evangelista, que proíbe a soltura de fogos com ruídos acima de 100 decibéis no Maranhão.
“Em defesa dos animais e, principalmente, das pessoas mais sensíveis a ruídos e estampidos, os fogos não poderão ultrapassar os 100 decibéis à distância de 100 metros de sua soltura. A infração da lei está sujeita a multa que será repassada ao Fundo Estadual de Saúde”, explicou o parlamentar.
Reconhecimento
Poliana Gatinho, mãe do João, criança autista disse que o deputado tem sido um grande parceiro nessa luta. “Neto tem derrubado barreiras e esse evento é um exemplo, pois permite a socialização e a inclusão. Em outros lugares, geralmente, as crianças se sentem excluídas. Ver o meu filho brincando, interagindo e se divertindo faz com que a gente se sinta acolhida”, afirmou.
Poliana destacou, ainda, que as barreiras e o preconceito só serão rompidos quando houver inclusão. “Temos muito amparo legal e boas legislações para esse fim. Todavia, precisamos batalhar para que elas sejam cumpridas e respeitadas. Isso só vai acontecer quando a sociedade compreender a importância da inclusão”, completou.
Emocionado, o estudante Nicolas Oliveira, que é autista, deu uma grande lição de superação e alegria. “Obrigada meu amigo Neto Evangelista, pela oportunidade. Estou tão feliz, eu me diverti muito e pude dançar no palco com os integrantes do Cacuriá de Dona Teté”, finalizou.
Parceria
O evento contou com apoio do Governo do Estado, Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) e Comissão de Direitos das Pessoas Autistas da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Maranhão.
São João do Maranhão em Imperatriz é um grande sucesso
Promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), o São João do Maranhão em Imperatriz encerrou nesse domingo (2) na Beira Rio e foi um grande sucesso.
Jonas, Vagtônio e Brasmar |
As apresentações de juninas e bumba meu boi foram muito disputadas e para atender ao público, foram instaladas arquibancadas. O espetáculo ficou por conta do Bumba Meu Boi Estrela da Manhã, Favela Bumba Meu Boi de Porto Franco, Grupo Sotaque, Bumba Meu Boi Bem Querer e juninas Xodó Junino, Cum Cum Ká, Impera Junina, Luz do Sertão, Flor de Mandacaru, só pra citar algumas.
O presidente da Agemsul, Vagtônio Brandão ressaltou que o governador Carlos Brandão tem cumprido o compromisso de fazer um governo municipalista; Jonas Alves, da Articulação Política observou que a economia se fortalece, e o superintendente da Cultura para Imperatriz, Rodrigo Brasmar vislumbra um novo momento de valorização para arte e cultura em Imperatriz.
O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda declara que Imperatriz é um grande centro e receberá ações do Governo do Maranhão. “É uma determinação do governador Carlos Brandão”, explicou.
Por Edy Soares
PORTO FRANCO – Prefeito Deoclides Macedo é denunciado no Ministério Público Federal
Foto: Lado esquerdo; Ex-deputada Valéria Macedo / Lado direito : Prefeito Deoclides Macedo |
Pela 2º vez o prefeito da cidade de Porto Franco é denunciado pelo mesmo objeto, caso que desta vez, segundo o denunciante, virará uma ação judicial na esfera federal.
Segundo relato do denunciante, o prefeito Deoclides Macedo está descumprindo diversos itens pontuais no tocante a lei de Acesso a Informação e Lei da Transparência, entre outras, a qual, o resultado da análise por técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, fortalece a denúncia ao MPF.
O
caso foi apresentado na justiça federal, no município de
Imperatriz, a qual, o município já é reincidente, diante os fatos
apresentados pelo denunciante o caso ganha notoriedade após
resultado de classificação do portal da transparência do
município, que está ( -C ) com a nota de 3,53 de transparência,
uma das piores na história do município.
Todos os detalhes em uma outra matéria, na qual, iremos veicular documentos pertinentes a denúncia supracitada.
Veja abaixo o protocolo do Ministério Público Federal e a nota do portal da transparência.
Detalhes Manifestação 20230048934 - SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO ( MPF )
Fonte: Tribunal de Contas do Estado do Maranhão |
O blog está a disposição para qualquer manifestação de partes citadas na matéria para emissão de esclarecimentos.
CIDELÂNDIA – Licitação de 2,7 milhões de peças para veículos, daria para comprar 47 carros populares com 5 anos de garantia.
Foto: Prefeito Fernando Teixeira / Cidelândia |
Na manhã de ontem o vereador Kiko, por meio de seu blog, veiculou uma matéria que chamou a atenção ( veja aqui ), a matéria tem o seguinte título “Auto Motor Diesel vence licitação milionária por W.O em Cidelândia” informando que a empresa MOTOR DIESEL de Imperatriz, ganhou sozinha o certame para o fornecimento de peças para o município.
QUESTIONAMENTO DO VEREADOR KIKO NA MATÉRIA VEICULADA;
"Vitória fácil e sem oponente! É mera coincidência ou há margem imaginarmos um sistema de carta marcada? De qualquer forma, vamos deixar essa questão para o MPMA apurar os fatos e responder."
O blog não teve acesso a qual modalidade foi realizada a licitação, no entanto, caso haja peças ou serviços para EDUCAÇÃO, SAÚDE e ASSISTÊNCIA SOCIAL, a modalidade por tem que ser pregão eletrônico.
No tocante aos valores, fizemos um simples calculo! Se a licitação é de 2.7 milhões, quantos veículos populares dariam para comprar? O município compraria 47 veículos novos ( Zero KM ) com este valor o município renovaria sua frota ou até mesmo, adquiria novos maquinários para não pagar terceirizada para realizar o serviço no município.
A
cidade de Cidelândia está caminhando para um verdadeiro colapso, na
educação os professores estão de férias e não receberam seus
direitos ( 1/3 de férias ) agora aparece essa pérola.
O blog está a disposição para qualquer manifestação de partes citadas na matéria para emissão de esclarecimentos.
PUBLICIDADE:
CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA
PLATAFORMA BRASIL
BRASIL
Pesquisar este blog
Publicidade:
HIDROZON - IMPERATRIZ/MA
ANUNCIE AQUI!
Postagem em destaque
BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )
Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...
RCNEWS TV
Recado para os Políticos
Parceiros e Links
Arquivo do blog
Postagens mais visitadas
-
No processo licitatório 018/2024, a gestão municipal celebrou contrato para a aquisição de um produto para limpeza de aeronaves. O item es...
-
Em uma ação movida em desfavor do candidato CICERO NECO ( CICIN ) em detrimento ao repasse para a câmara de vereadores a menor, levou o j...
Arquivo do blog
- ► 2024 (266)
- ▼ 2023 (693)
- ► 2022 (1022)
- ► 2021 (1876)
- ► 2020 (1345)