1º Arraiá da Inclusão, realizado por Neto Evangelista, é marcado por alegria e conscientização

Em parceria com a Assembleia Legislativa e outras instituições, evento contou com presença da presidente da Casa, Iracema Vale, e de Roberto Costa

Agência Assembleia

Biaman Prado
1º Arraiá da Inclusão, realizado por Neto Evangelista, é marcado por alegria e conscientização
Neto Evangelista, ao lado de demais autoridades, destacou que iniciativa objetiva quebrar as barreiras do preconceito

Acolhimento, alegria e empatia deram o tom ao 1º Arraiá da Inclusão, realizado pelo deputado estadual Neto Evangelista, em parceria com a Assembleia Legislativa e outras instituições, neste domingo (2), no Sesc Olho d’Água. O evento, voltado a pessoas típicas e atípicas, contou com a presença da presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB), e do deputado Roberto Costa (MDB).

Neto Evangelista, que tem a luta pelos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) como uma das suas principais bandeiras, disse que a iniciativa objetiva quebrar as barreiras do preconceito.

“Estou muito feliz em poder realizar um arraial como esse. Esses momentos são importantes para mudar, cada vez mais, o olhar estereotipado da população sobre as pessoas com deficiência. Para termos uma sociedade mais igualitária e sem preconceitos, precisamos ter um olhar sensível sobre a realidade deles e, assim, poder trabalhar em prol da inclusão”, destacou.

Biaman Prado
Cadeirantes entraram na roda com o Cacuriá de Dona Teté durante o 1º Arraiá da Inclusão
Cadeirantes entraram na roda com o Cacuriá de Dona Teté durante o 1º Arraiá da Inclusão

A presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale destacou que a iniciativa significa acolhimento e empatia. “Esse momento é muito importante não só para as pessoas com deficiência, mas para nós que prestigiamos. Representa carinho, solidariedade e afeição”, afirmou.

A festa contou com uma programação muito especial. No roteiro, além das apresentações do Cacuriá de Dona Teté e do Bumba-boi Upaon-Açu, teve o Bumba-boi Mimoso da APAE/São Luís, grupo formado por jovens e adolescentes com deficiência, e show do cantor Augusto Neto, que tem autismo e mostrou um repertório animado com canções juninas.

Vale ressaltar que festança foi traduzida por intérpretes da Língua Brasileira dos Sinais (Libras). Além das músicas, palavras e expressões, os sinais também traduziram a energia de todos os grupos que se apresentaram.

Conforto sensorial

Durante o evento, foram distribuídos abafadores de som para as pessoas com sensibilidade auditiva. A ideia foi garantir conforto sensorial aos participantes, já que algumas pessoas com autismo possuem mais sensibilidade a ruídos.

O arraial também contou com audiodescrição, narração de tudo o que é visual, para auxiliar pessoas cegas e com baixa visão a acompanharem toda a programação.

Biaman Prado
Abafadores de som foram distribuídos, durante o evento, a pessoas com sensibilidade auditiva
Abafadores de som foram distribuídos, durante o evento, a pessoas com sensibilidade auditiva

Conscientização

Também como forma de conscientizar as pessoas que participavam do evento, foi instalada uma cabine com profissionais de saúde que realizaram anamnese e convidaram as pessoas a ouvirem o barulho dos fogos como as pessoas de sensibilidade auditiva escutam.

Através desse experimento, os participantes puderam vivenciar como autistas, idosos, animais e pessoas sensíveis escutam os fogos de artifício. Vale ressaltar que já está em vigor a Lei de n° 11.805/2022, de autoria do deputado Neto Evangelista, que proíbe a soltura de fogos com ruídos acima de 100 decibéis no Maranhão.

“Em defesa dos animais e, principalmente, das pessoas mais sensíveis a ruídos e estampidos, os fogos não poderão ultrapassar os 100 decibéis à distância de 100 metros de sua soltura. A infração da lei está sujeita a multa que será repassada ao Fundo Estadual de Saúde”, explicou o parlamentar.

Biaman Prado
Bumba-boi Mimoso da APAE/São Luís foi uma das atrações que animaram os participantes do Arraiá da Inclusão
Bumba-boi Mimoso da APAE/São Luís foi uma das atrações que animaram os participantes do Arraiá da Inclusão

Reconhecimento

Poliana Gatinho, mãe do João, criança autista disse que o deputado tem sido um grande parceiro nessa luta. “Neto tem derrubado barreiras e esse evento é um exemplo, pois permite a socialização e a inclusão. Em outros lugares, geralmente, as crianças se sentem excluídas. Ver o meu filho brincando, interagindo e se divertindo faz com que a gente se sinta acolhida”, afirmou.

Poliana destacou, ainda, que as barreiras e o preconceito só serão rompidos quando houver inclusão. “Temos muito amparo legal e boas legislações para esse fim. Todavia, precisamos batalhar para que elas sejam cumpridas e respeitadas. Isso só vai acontecer quando a sociedade compreender a importância da inclusão”, completou.

Emocionado, o estudante Nicolas Oliveira, que é autista, deu uma grande lição de superação e alegria. “Obrigada meu amigo Neto Evangelista, pela oportunidade. Estou tão feliz, eu me diverti muito e pude dançar no palco com os integrantes do Cacuriá de Dona Teté”, finalizou.

Biaman Prado
Neto Evangelista com a presidente da Alema, Iracema Vale, deputado Roberto Costa e demais autoridades e parceiros do evento
Neto Evangelista com a presidente da Alema, Iracema Vale, deputado Roberto Costa e demais autoridades e parceiros do evento

Parceria

O evento contou com apoio do Governo do Estado, Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) e Comissão de Direitos das Pessoas Autistas da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Maranhão.



1 / 87

São João do Maranhão em Imperatriz é um grande sucesso

 


Promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), o São João do Maranhão em Imperatriz encerrou nesse domingo (2) na Beira Rio e foi um grande sucesso.

Jonas, Vagtônio e Brasmar
    
Foram três dias de festa que começou na sexta-feira (30.06) com uma programação dedicada ao público de Imperatriz e região que lotou a Beira Rio para assistir apresentações de grupos folclóricos, quadrilhas juninas, artistas nacionais, regionais e locais. O povão vibrou com Wellington Tigrão, Flaguim Moral, Mateus Karrera, Banda Anjo Azul, Rodrigo Mendes, Magno Costa, Hyago Sanfoninha, dentre outros tantos.   As barracas de comidas típicas e de artesanato também fizeram o maior sucesso e estavam sempre lotadas todas as noites.

As apresentações de juninas e bumba meu boi foram muito disputadas e para atender ao público, foram instaladas arquibancadas. O espetáculo ficou por conta do Bumba Meu Boi Estrela da Manhã, Favela Bumba Meu Boi de Porto Franco, Grupo Sotaque, Bumba Meu Boi Bem Querer e juninas Xodó Junino, Cum Cum Ká, Impera Junina, Luz do Sertão, Flor de Mandacaru, só pra citar algumas.

O presidente da Agemsul, Vagtônio Brandão ressaltou que o governador Carlos Brandão tem cumprido o compromisso de fazer um governo municipalista; Jonas Alves, da Articulação Política observou que a economia se fortalece, e o superintendente da Cultura para Imperatriz, Rodrigo Brasmar vislumbra um novo momento de valorização  para arte e cultura em Imperatriz.

O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda declara que Imperatriz é um grande centro e receberá ações do Governo do Maranhão. “É uma determinação do governador Carlos Brandão”, explicou.

Por Edy Soares







 

PORTO FRANCO – Prefeito Deoclides Macedo é denunciado no Ministério Público Federal

 

Foto: Lado esquerdo; Ex-deputada Valéria Macedo / Lado direito : Prefeito Deoclides Macedo


Pela 2º vez o prefeito da cidade de Porto Franco é denunciado pelo mesmo objeto, caso que desta vez, segundo o denunciante, virará uma ação judicial na esfera federal.


Segundo relato do denunciante, o prefeito Deoclides Macedo está descumprindo diversos itens pontuais no tocante a lei de Acesso a Informação e Lei da Transparência, entre outras, a qual, o resultado da análise por técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, fortalece a denúncia ao MPF.


O caso foi apresentado na justiça federal, no município de Imperatriz, a qual, o município já é reincidente, diante os fatos apresentados pelo denunciante o caso ganha notoriedade após resultado de classificação do portal da transparência do município, que está ( -C ) com a nota de 3,53 de transparência, uma das piores na história do município.

Todos os detalhes em uma outra matéria, na qual, iremos veicular documentos pertinentes a denúncia supracitada.

Veja abaixo o protocolo do Ministério Público Federal e a nota do portal da transparência.

Detalhes Manifestação 20230048934 - SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO ( MPF )


Fonte: Tribunal de Contas do Estado do Maranhão


O blog está a disposição para qualquer manifestação de partes citadas na matéria para emissão de esclarecimentos.





CIDELÂNDIA – Licitação de 2,7 milhões de peças para veículos, daria para comprar 47 carros populares com 5 anos de garantia.

 

Foto: Prefeito Fernando Teixeira / Cidelândia

Na manhã de ontem o vereador Kiko, por meio de seu blog, veiculou uma matéria que chamou a atenção ( veja aqui ), a matéria tem o seguinte título Auto Motor Diesel vence licitação milionária por W.O em Cidelândia” informando que a empresa MOTOR DIESEL de Imperatriz, ganhou sozinha o certame para o fornecimento de peças para o município.

QUESTIONAMENTO DO VEREADOR KIKO NA MATÉRIA VEICULADA;

"Vitória fácil e sem oponente! É mera coincidência ou há margem imaginarmos um sistema de carta marcada? De qualquer forma, vamos deixar essa questão para o MPMA apurar os fatos e responder."


O blog não teve acesso a qual modalidade foi realizada a licitação, no entanto, caso haja peças ou serviços para EDUCAÇÃO, SAÚDE e ASSISTÊNCIA SOCIAL, a modalidade por tem que ser pregão eletrônico.


No tocante aos valores, fizemos um simples calculo! Se a licitação é de 2.7 milhões, quantos veículos populares dariam para comprar? O município compraria 47 veículos novos ( Zero KM ) com este valor o município renovaria sua frota ou até mesmo, adquiria novos maquinários para não pagar terceirizada para realizar o serviço no município.


A cidade de Cidelândia está caminhando para um verdadeiro colapso, na educação os professores estão de férias e não receberam seus direitos ( 1/3 de férias ) agora aparece essa pérola.

O blog está a disposição para qualquer manifestação de partes citadas na matéria para emissão de esclarecimentos.


PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog