Morre Fernando Katukina, liderança indígena no Acre

 A morte por parada cardíaca ocorreu semanas depois dele ter sido o primeiro a se vacinar contra a Covid-19 para dar o exemplo aos acreanos. Na imagem acima, a liderança Fernando Katukina, que teve uma vida marcada pela luta pela educação e pelos direitos dos Nôke Kôi (Foto Odair Leal/Secom-AC)


Na tarde de 19 de janeiro, o cacique Fernando Rosas Kapi Icho Katukina recebia, em seu braço direito, a primeira dose da CoronaVac. Usando um imponente cocar feito com penas de arara e um colar (matte) de elevado valor espiritual, a liderança indígena decidiu se voluntariar para incentivar o povo Nôke Kôi a tomar a vacina. Ele próprio já havia sido infectado em 2020, e sabia da importância de lutar contra a Covid-19. Mas Fernando Katukina não pode receber a segunda dose do imunizante, prevista para 16 de fevereiro. Na madrugada desta segunda-feira (1º), ele sofreu uma parada cardíaca e morreu, aos 56 anos.

“Há 11 anos, ele lutava contra um quadro de diabetes bastante grave e há quatro veio a ser diagnosticado com hipertensão, tendo falecido por volta das 4 horas em sua casa, na Aldeia Campinas, vítima de uma parada cardíaca”, diz a nota do Dsei Alto Juruá, responsável pelo atendimento médico nas sete aldeias da TI Campinas/Katukina. Habitada por 756 pessoas, ela é cortada ao meio por um traçado de 18 quilômetros da BR-364, que interliga a capital Rio Branco a Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá. Fernando Katukina morreu na aldeia Campinas (Kamanawa), a mais populosa dentro do território indígena e a 68 quilômetros da sede urbana de Cruzeiro do Sul. 

Tão logo a notícia da morte de Fernando Katukina passou a circular, negacionistas tentaram ligar o fato a possíveis efeitos adversos da vacina. Foram, inclusive, ancorados pela imprensa local, que publicou manchetes como “Morre o primeiro indígena a tomar a CoronaVac no Acre” sem a devida contextualização. Fake news relacionadas à morte da liderança, criminosas, chegam em um momento em que muitos indígenas do Acre e de outras localidades se recusam participar da imunização.

Tanto o Dsei do Alto Rio Juruá quanto a Coordenação Regional do Juruá – da Fundação Nacional do Índio (Funai) – deixaram claro que Katukina morreu de parada cardíaca. Em nota de pesar, o distrito sanitário lamentou a perda e deixou claro que Fernando Katukina era acompanhado por uma Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) e por especialistas. 

A disposição da liderança de oferecer seu braço para receber a primeira vacina entre os povos indígenas do Vale do Juruá tinha muito mais do que um valor simbólico. A vacinação era também um ato político por conta da presença do governador Gladson Cameli (PP) naquela quadra esportiva de um colégio de Cruzeiro do Sul. Katukina queria servir de exemplo para os quase 24 mil indígenas acreanos.

No Acre, são 2.500 indígenas infectados pela Covid-19

Na região do Alto Rio Juruá, segundo a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, 851 pessoas testaram positivo para Covid-19 até esta segunda-feira (1º). Na região, morreram 10 indígenas. No último boletim, divulgado em 28 de janeiro, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab ) informou que 33.758 indígenas foram confirmados com o novo coronavírus de 141 povos da Amazônia brasileira. Das 757 pessoas mortas pela Covid-19, 28 foram no estado do Acre – que registrou 2.445 casos da doença entre indígenas.

“Aquilo [ser o primeiro vacinado] era o ato de uma liderança, que tomou à frente para animar seu povo. O líder é aquele que anima o pessoal”, define Edilene Coffaci de Lima, professora titular do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Paraná.

Durante os primeiros anos da década de 1990, Coffaci conviveu por 20 meses com os Nôke Kôi (Katukina) para elaborar sua dissertação de mestrado e sua tese de doutorado. 

Foi por essa época que, de acordo com a antropóloga Edilene Coffaci de Lima, Fernando estava em seu processo de se tornar líder dos Nôke Kôi. “Ele morreu justo quando atingiu o nível de uma liderança plena, uma fase muito importante, quando ele reunia todos os conhecimentos de seu povo, quando estava em sua plenitude. Outra liderança terá que ser formada”, explica.



O senador Weverton Rocha e a contadora Cyntia Vanessa, subordinada ao prefeito de Igarapé Grande, são sócios no empreendimento

 





Não consta na declaração de bens enviada à Justiça Eleitoral pelo prefeito reeleito Erlânio Xavier (PDT), de Igarapé Grande, a rede aberta pelo gestor municipal a partir da compra dos postos de combustíveis que eram, de fato, do agiota Josival Cavalcante da Silva, o Pacovan.

O pedetista afirmou ao ATUAL7, após ser questionado sobre a ausência da informação em seu registro de candidatura, que seguiu orientação de seu contador. Segundo ele, até o registro da candidatura, oficialmente requerida em 25 de setembro do ano passado, por a rede de postos de combustível não ter registrado movimentação financeira, não havia necessidade de declarar esse patrimônio.

“A empresa é nova, e só foi aberta após o registro da candidatura. Foi orientação de meu contador, de que não haveria problemas. É que não tinha capital social ainda”, disse.

Confrontado pelo ATUAL7 com a informação de registro da Receita Federal, de que a abertura, de fato, ocorreu quase um ano antes, em 4 de dezembro de 2019, com capital social de R$ 150 mil, cada posto, o pedetista esquivou-se, e disse que não sabia explicar essa situação, que procuraria o contador e retornaria o contato.

Batizados com o nome fantasia redecombudevantagens.com.br, os postos Petro São Francisco Ltda e Petro São José Ltda, que funcionam onde anteriormente operavam o Joyce V e Joyce VI, usados pela organização criminosa usada por Pacovan para lavar dinheiro de prefeituras, tem como sócios o senador Weverton Rocha (PDT) e a contadora Cyntia Vanessa de Sousa Muniz, subordinada de Erlânio na prefeitura de Igarapé Grande.

Em maio de 2017, os postos agora controlados pelos pedetistas e pela contadora foram alvos da Operação Jenga, da Polícia Civil do Maranhão, após uma movimentação de mais de R$ 200 milhões pela organização criminosa, que incluía ainda outras empresas no esquema.

Em dezembro do ano passado, por decisão do juiz Ronaldo Maciel, da 1ª Vara Criminal de São Luís, de mais de 500 páginas, o agiota Pacovan e outras 21 pessoas foram condenadas em primeira instância, por crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.

Ao ATUAL7, Erlânio confirmou que tinha conhecimento do uso dos postos para lavar dinheiro, mas ressaltou que, agora, ambos pertencem a uma nova sociedade. Segundo ele, não há nenhum contrato com o poder público, nem com a Famem, onde recentemente foi reeleito presidente, para fornecimento de serviços ou combustíveis. “Somente com pessoas físicas e empresas que procuram a gente”, garantiu.

Na semana passada, um dos sócios de Erlânio Xavier, o senador Weverton Rocha, declarou ao ATUAL7 que a rede de postos foi constituída com capital privado.

MPMA - Operação do Ministério Público interedita três bares por infração às medidas sanitárias

 



O Ministério Público do Maranhão realizou, no último fim de semana, fiscalização que resultou na interdição de três bares de São Luís por infração às medidas sanitárias. Havia aglomeração nos três locais, localizados no Calhau, Lagoa da Jansen e Ponta d’Areia. Os estabelecimentos tiveram a licença de funcionamento cassada.


A ação, realizada no âmbito da Operação Harpócrates, também resultou na prisão dos proprietários de dois estabelecimentos localizados na Avenida Santos Dumont e um na Mata por crime de poluição sonora. 


A Operação foi coordenada pelo promotor de justiça Cláudio Guimarães em parceria com as polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros. Também participaram agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e do Instituto de Criminalística (Icrim).

URGENTE! Defensoria Pública pede novo lockdown no MA; veja

 

Os defensores públicos Clarice Viana Binda, Cosmo Sobral da Silva e Diego Carvalho Bugs protocolaram no Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão pedido de novo lockdown no Estado. Em 5 de maio do ano passado o Maranhão foi a primeira unidade federativa do país a tornar mais severas as medidas de confinamento brasileiro.

Na inicial, os Advogados argumentam:

É fato público, notório e incontroverso que, por causa do novo Coronavírus (Sars-CoV-2), causador da doença Covid-19, o mundo enfrenta atualmente sua mais grave pandemia dos últimos 100 anos, desde o fim da gripe espanhola em 1920. O Brasil e o mundo sofrem hoje com uma doença altamente contagiosa e sem tratamento eficaz.

E complementam pontuando que o não distanciamento social é o responsável pela propagação do vírus:

O resultado de tal comportamento social pode ser visto analisando os boletins epidemiológicos da Secretaria do Estado da Saúde do Maranhão13 dos últimos 14 dias (em anexo), que é o período de incubação do Coronavírus, os quais demostram o avanço do número de contágio e ocupação de leitos por COVID-19 na rede pública de saúde nos dois maiores polos regionais, a Grande Ilha de São Luís e o município de Imperatriz.

Para evitar que na rede de saúde pública do Maranhão ocorra o mesmo colapso que aconteceu em Manaus (AM), asseveram:

Por mais que o governo estadual esteja criando leitos novos desde o início do ano, a taxa de ocupação de leitos de UTI e clínicos só cresce a cada dia, é óbvio que essa não é a única medida eficaz a ser tomada a fim de evitar um colapso no sistema de saúde e impedir de o Maranhão repetir o cenário ocorrido em Manaus, onde não só faltaram leitos como também oxigênio para os pacientes. Assim, está patente que a
rede pública de saúde do estado do Maranhão está muito próxima de colapsar com ocupação total de leitos de UTI para Covid-19


FONTE: REPRODUÇÃO 

.

MONTES ALTOS - Prefeito Domingos França e Secretário de Saúde negam atendimento médico e acompanhamento da paciente em estado avançado de Ceratocone.

 


Cidadã Montesaltense entrou em contato com secretário de saúde para solicitar o atendimento médico e acompanhamento por meio do município, para uma paciente em estado grave de CERATOCONE. Mas, pasmem os senhores.!! Segundo o secretário de Saúde, o prefeito Domingos França tem muitas demandas e não ficou dinheiro em caixa. ( Cadê o dinheiro que entrou no mês de Janeiro de 2021, que ultrapassou dois milhões de reais.)


Senhor secretário a população não quer saber dos problemas do município, foi pra isso que o prefeito foi  eleito.  A população quer uma saúde pública que resolva a demanda apresentada junto ao setor responsável, no qual é,  HOSPITAL, PSF entre outras unidades de saúde.


Infelizmente o despreparo ou falta de qualificação para lidar com o ser humano, é notório por parte do Secretário de Saúde. Vejam a resposta do mesmo para uma cidadã desesperada em meio ao agravamento da doença de uma paciente, no intuito de ajudar e resolver o problema de saúde de uma Montesaltense a mesma entrou em contato com o secretário e comunicou a demana, mas; o secretário respondeu que o prefeito não pode atender essa demanda por estar com dificuldades financeiras.


Na lógica da ordem de hierarquia o secretário e o prefeito se negaram  atender a paciente, pois os mesmo são os responsaveis da população e da saúde pública do municipio. 


Vejam detalhes logo abaixo.














Sócia de Weverton e Erlânio em rede de postos fiscalizou R$ 8,7 milhões de recursos federais em Igarapé Grande



O prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT), mantém sua sócia, Cyntia Vanessa de Sousa Muniz, controlando e fiscalizando recursos da prefeitura que gerencia. A assessora contábil da prefeitura, Cyntia Muniz, também é sócia do senador Weverton Rocha (PDT). O trio controla uma rede de postos depois de fechar negócio com o empresário Josival Cavalcante da Silva, o agiota Pacovan, conforme noticiado com exclusividade pelo blog do Werberth Saraiva.

Em Igarapé Grande, além de atuar como assessora contábil, Cyntia Muniz foi nomeada por Erlânio para, entre outras coisas, fiscalizar os recursos da merenda escolar daquele município no período de 2018/2026. Ela representa o executivo no Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e pelo crivo da sócia de Weverton e Erlânio já passaram R$ 8,7 milhões, de 2018 a novembro de 2020, só na rubrica de alimentação escolar.

Com o salário de pouco mais de R$ 2 mil na Prefeitura, Cyntia Muniz tornou-se mulher de confiança de Erlânio e Weverton, passando a cuidar e integrar os negócios particulares da cúpula do PDT do Maranhão.

O desafio da contadora Cyntia agora é duplo. Vigiar o dinheiro da prefeitura, a exemplo da merenda escolar, e fazer os postos que eram de Pacovan dar lucro de verdade. Como foi dito em matérias anteriores, Pacovan usou os postos para falsear lucros e lavar dinheiro.

Denúncia e condenação ao antigo dono dos postos

Segundo o Ministério Público, os grupos empresariais “Gasóleos Santa Teresinha” e “Comércio de Derivados de Petróleo Joyce”, registrou entre maio e dezembro de 2014, o faturamento de R$ 3.672.585,18 e R$ 19.880.208,00, demonstrando inconsistência entre o fluxo regular de valores da referida atividade comercial – venda de combustível e derivados, com distorções de valores transitados e registrados nas contas bancárias da empresa.

Em dezembro do ano passado, por decisão do juiz Ronaldo Maciel, da 1ª Vara Criminal de São Luís, de mais de 500 páginas, os envolvidos foram condenados em primeira instância, por crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.


FONTE: VEJA A MATÉRIA




ESTREITO - População quer o Impeachment de Léo Cunha, o prefeito do nepotismo que traz forasteitos para sua administração



A população de Estreito está sendo tratada na  ponta dos pés, assim tem afirmado algumas mães de família que se revoltaram após demissões de duas médicas pediatras do município.



Nas redes sociais, existe uma campanha de mobilização contra esta atitude do atual prefeito ( Léo Cunha), que está sendo considerada perseguição política. Pois, duas médicas de grande aceitação popular que são muito queridas na cidade, e sobretudo; são exemplos de profissionais, foram humilhadas pela atual gestão.



Internautas estão fazendo campanha em favor das duas médicas, são elas Dr.Cristina e Milena, com a seguinte mensagem #FORALEOCUNHA, #FICA DR.MILENA #FICADRA.CRISTINA

“As duas são pessoas maravilhosas e que só fazem o bem. Certa vez levei meu filho às 3h da madrugada na casa da doutora Cristina e ela nem perguntou sobre dinheiro nem nada e já foi atendendo”, conta o internauta Junior Castro em vídeo no Facebook.



Existem rumores que ambas não foram comunicadas de suas exonerações, tão pouco comunicadas que iriam serem substituídas. O médico Dr. Juan Paulino, é um médico tradicional que inclusive trabalhou na cidade de Porto Franco e se manifestou nas redes sociais acerca de alumas atitudes erradas do atual prefeito, mas para Léo Cunha o que importa é levar o povo de Imperatriz para Estreito, ele quer montar um complô de pessoas de sua confiança para realizar algo que Estreito nunca viu em toda sua história. Aguardem! Em outra matéria todos os detalhes acerca dessa temática.





 

MONTES ALTOS / AMARANTE - Duas cidades que não receberão a segunda dose da vacina em combate ao COVID-19. (Veja detalhes)


Conforme o portal da transparência do Governo Federal e Ministério da Saúde, duas cidades do Maranhão ainda não deram baixa nas vacinas enviadas para a primeira dose, no qual, irá resultar no não envio da segunda dose.



Os dois municípios não estão com vacinas baixadas no sistema nacional ( Sistema do Ministério da Saúde ), acarretando em inadimplência em vacinação. Conforme informações, tudo isso por conta da não vacinação dos indígenas que não foram imunizados. Mas, diante os fatos, municípios não podem serem penalizados, teriam que penalizar os gestores do SESAI.

Em Montes Altos, chegou a informação que precisam vacinar 480 ingígenas para dar baixa no sistema nacional de saúde, no qual o sistema é acompanhado em tempo real.



Alô MPF e Prefeitos, entrem com uma ação contra o Governo Federal e joguem essa responsabilidade para o SESAI, afinal, é deles mesmo.

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog