A PEC 206/19 PROPÕE QUE APENAS ESTUDANTES DETENTORES DE BOA CONDIÇÃO FINANCEIRA PASSARÃO A PAGAR MENSALIDADES.




Estudantes comprovadamente carentes, definidos por comissão de avaliação da própria universidade, com base em valores mínimo e máximo estabelecidos pelo Ministério da Educação continuarão tendo o direito de estudar sem necessidade de pagamento de mensalidades.


Portanto, a Proposta mantém a gratuidade do ensino nas Universidades Públicas.


O modelo atual gera distorções graves na sociedade, pois privilegia os alunos de família de maior renda, que estudam em escolas particulares.


O gasto público nessas universidades é desigual e favorece os mais ricos. 


Não seria correto que toda a sociedade financie o estudo de jovens de classes mais altas.


Há, inclusive, um estudo Banco Mundial, divulgado em 2017, que recomendou a cobrança de mensalidade nas universidades públicas como forma de diminuir as desigualdades sociais no País.

Na plenária estadual dos agentes de saúde do Maranhão trabalho de Hildo Rocha, em favor da categoria, é enaltecido



Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do Maranhão, realizaram reunião plenária em São Luis com a finalidade de tratar sobre os avanços alcançados pela categoria referentes às garantias legais da profissão obtidas este ano.


O Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde, deputado federal Hildo Rocha, participou do evento, a convite da Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde, entidade responsável pela realização da plenária. 


PEC do piso salarial: trabalho do deputado Hildo Rocha foi enaltecido 




Durante o evento, inúmeras lideranças e diretores de entidades representativas da categoria destacaram a atuação do deputado Hildo Rocha, e de outros parlamentares, que contribuíram para aprovação da PEC que assegura piso salarial nacional da categoria. A presidente da CONACS, Ilda Angélica, enfatizou que Hildo Rocha tem sido um grande parceiro dos ACS e dos ACE.





“A Emenda Constitucional 120, recém aprovada promulgada e publicada no Diário Oficial, é uma conquista marcante que teve total apoio do deputado Hildo Rocha, parlamentar que tem sido um grande parceiro, que não mede esforços para, juntamente conosco, lutar por melhores condições de trabalho da nossa categoria. Ele é grande facilitador para nós, dentro do Parlamento, a participação dele foi fundamental para aprovação da emenda constitucional 120. Portanto, aproveito para, mais uma vez, manifestar ao deputado Hildo Rocha a gratidão dos Agentes de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias”, declarou Ilda Angélica. 


Gratidão é a palavra-chave 

De acordo com a presidente da Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde, Marleide Barnabé, gratidão é a palavra que melhor traduz o sentimento da categoria em razão do trabalho realizado pelo deputado Hildo Rocha na luta pela aprovação da PEC do piso salarial dos Agentes de Saúde do Maranhão e de todo o País.





“A presença do deputado Hildo Rocha na nossa plenária é motivo de orgulho e satisfação. A gente aproveita para mostrar a ele a nossa gratidão por tudo que ele ajudou a nossa categoria a conseguir, especialmente no que diz respeito à aprovação da PEC que assegura melhoria salarial para a nossa categoria. Gratidão é a palavra que melhor define o nosso sentimento em relação ao deputado Hildo Rocha”, afirmou Marleide.


Dedicação à luta dos Agentes de Saúde

O presidente do Sindicato Regional dos Agentes de Saúde de Codó, Júnior Melo, também agradeceu o empenho do Deputado Hildo Rocha. “Ele se dedicou muito à nossa causa, fortaleceu a nossa luta, nos ajudou na aprovação da PEC que cria o piso salarial da nossa categoria, uma luta que já se arrastava há 11 anos, mas, finalmente conseguimos aprovar graças ao competente trabalho da Ilda Angélica, de outras lideranças da nossa categoria e graças ao esforço do deputado Hildo Rocha”, sublinhou Júnior Melo.


O Secretário-Geral da CONACS, Clenalton Brandão disse que o trabalho que o trabalho de Hildo Rocha, na Câmara dos Deputados, é excelente.



“Hildo Rocha tem feito um trabalho excelente. A atuação que ele exerceu, juntamente com Ilda Angélica, com Marleide Barnabé e outras lideranças da nossa categoria é um bom exemplo da sua dedicação, do compromisso que ele tem com os trabalhadores e trabalhadoras do Maranhão e do Brasil”, declarou o sindicalista.


Trabalho diferenciado

Iracilde, Presidente da Regional de Barreirinhas, disse que a presença do deputado Hildo Rocha na plenária da categoria é um privilégio muito grande. 



“Hoje é um dia de comemoração em razão da aprovação da nossa PEC e nós aproveitamos para agradecer o deputado Hildo Rocha pelo trabalho que ele tem feito, na Câmara ele é um parlamentar que fez a diferença representando o Maranhão, e nós somos gratos a ele”, declarou Iracilde.


Conquistas históricas

O deputado Hildo Rocha agradeceu as manifestações de carinho, destacou a importância da Emenda Constitucional que assegura benefícios aos agentes de saúde e de combate às endemias e enalteceu o trabalho das lideranças que conduziram a luta vitoriosa em prol de melhorias de condições de trabalho. 




“A Emenda Constitucional 120 garante piso salarial nacional de dois salários mínimos, assegura aposentadoria especial e direito a outros benefícios como é o caso da insalubridade. Sem dúvida, essas são conquistas históricas que foram alcançadas graças ao primoroso trabalho de articulação liderado por Ilda Angélica, no âmbito nacional e por Marleide Barnabé, no âmbito estadual. Evidentemente que outras lideranças também contribuíram para essa vitória marcante. Me sinto honrado e feliz por ter tido a oportunidade de participar ativamente dessa conquista histórica”, declarou Hildo Rocha.

Petrobras envia ofício a Minas e Energia avisando risco de falta de diesel



A diretoria da Petrobras enviou no início da semana ofício ao Ministério de Minas e Energia (MME), reforçando o risco de desabastecimento de diesel no País, confirmou uma fonte próxima ao assunto.

O objetivo do ofício, segundo a fonte, é evitar que uma provável escassez de combustível prejudique a companhia.

Sem importar, a Petrobras só consegue abastecer metade do mercado de diesel no País. Se os preços não forem alinhados ao mercado internacional, conforme vem sendo defendido pela companhia, haverá falta de produto.

Nos postos com bandeira (com a marca das distribuidoras) não existe ameaça de desabastecimento no momento, mas os postos de bandeira branca (sem marca) já estão com problemas de adquirir diesel, segundo ele.


NOVO FUNDEB: Especialista esclarece sobre despesas com pessoal da educação nos municípios



Expositora da palestra "O Novo Fundeb e a organização educacional", promovida pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), a especialista em Direito Tributário, Elisângela Louseiro, destacou o impacto que o novo Fundeb produz nos municípios nos gastos com folha de pagamento da educação.

Elisângela também esclareceu questões nebulosas da legislação e apontou ainda algumas incorreções de nível primário que acabam refletindo na folha, apresentando crescimento vegetativo.

A especialista explicou que os conteúdos abordados na palestra também tiveram o objetivo de elucidar sobre a despesa de pessoal no município a partir de recursos oriundos do Fundeb.

"Considerando ser a despesa de pessoal a principal na função Educação, pelo alto comprometimento dos recursos do Fundeb com a folha de pagamento, abordarmos os principais problemas possíveis de identificação numa auditoria de despesas com pessoal da educação, com ausência de critérios legais razoáveis para as progressões e promoções funcionais, o crescimento vegetativo da folha, e muito importante para a saúde financeira dos municípios", destacou Elisângela Louseiro.

A palestra "O Novo Fundeb e a organização educacional", foi realizada nesta terça-feira (24), no Espaço Orienta Consultoria, no Renascença, em São Luís, com promoção da Famem, através da Escola de Gestão Municipal da entidade.

Participaram do evento, prefeitos, secretários das pastas de Educação, Administração, controladores e gestores de Recursos Humanos. Além de Elisângela Louseiro, o consultor Hans Mendes também ministrou palestra.

Prefeito Bartolomeu virou RÉU e Ministério Público confirma outra ação em desfavor do gestor.

 


Após uma ação judicial, movida por vereadores da cidade, o Ministério Público do Estado do Maranhão, confirma; que além da ação movida pelos parlamentares, existe uma ação semelhante em andamento, movida pelo MPMA.


A ação tem por finalidade; apurar a suposta fraude licitatório acerca de um contrato milionário com a empresa LUPOS. A população como um todo, aguarda o desfecho dessa celeuma.


Entenda o caso ( Clique aqui)




TCE: gestão Luciana Leocádio pagou empresa antes de licitação

 

Medida cautelar emitida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) na última sessão do Pleno, nesta semana, determinou a suspensão de quaisquer pagamentos por parte da prefeitura de Buriti Bravo à empresa J. Alves da Silva Pereira, vencedora de licitação voltada para a aquisição de gêneros alimentícios diversos, em atendimento às necessidades da prefeitura do município.

A decisão, que contou parecer favorável do Ministério Público de Contas (MPC), atende a Representação formulada pelo setor de fiscalização do órgão (Núcleo de Fiscalizaçao II) diante de uma série de irregularidades que comprometem o Pregão Presencial n. 01-2021-SRP e a execução do Contrato nº 57/2021 firmado entre a prefeitura do município, na gestão da prefeita Luciana Leocadio, e a empresa.

De um modo geral, trata-se de irregularidades que restringem a competitividade no pregão. Destacam-se, entre outras: ausência da publicação do Aviso de Licitação, disponibilização intempestiva do processo no Portal da Transparência do Município; ausência da pesquisa de preços, podendo levar a uma contratação de bens por preços superiores aos praticados pelo mercado.

Além disso, a empresa foi aberta apenas uma semana antes da autorização do certame, tendo apresentado ainda, atestado de capacidade técnica inválido, uma vez que sua data de emissão é anterior à sua abertura. Reforçando os indícios, constatou-se que a prefeitura realizou pagamentos anteriores à realização do certame.

Diante das irregularidades e dos fortes indícios de direcionamento encontrados, a medida susta todos os pagamentos decorrentes do contrato até a apreciação do mérito pela corte de contas.


Fonte: Gilberto Leda

Fluminense atropela adversário e vence por 10 x 1


Telespectadores e torcedores do Fluminense, tiveram uma grande surpresa! A cada piscada era um gol.

Já é considerada uma das maiores goleadas do ano, difícil de algum outro time bater essa marca. O elenco do Fluminense não está os melhores, mas, assusta adversários. 

As temporadas estão só começando e o Fluminense já emplacou uma goleada esmagadora.




O que você achou da ponte de concreto construída com recursos do Governo Estadual em Senador La Rocque?

Ato que anunciou a construção da Ponte de Concreto em Senador La Rocque. ( Convênio)


Em tempo de campanha eleitoral, só quem ganha é o povo! Obras como esta é bem-vinda em todo o Estado. Pena que é curto o tempo na qual os políticos enviam emendas ou recursos para beneficiar a sociedade. Mas, enfim! O importante é que foi concluída e está pronta para a população se usufruir de seus direitos de ir e vir, afinal, esse dinheiro é do povo, são oriundos de impostos pagos para o fisco.nal, esse dinheiro é do povo, são oriundos de impostos pagos para o fisco.

Leia a matéria que descreve a ação do Governo do Estado : CLIQUE AQUI

Caso queira contribuir na enquete, deixe su opinão.!!!


PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog