Maranhão Zero Catarata realiza mil atendimentos na 50ª Edição e chega a mais de 10 mil cirurgias gratuitas

Foto: Divulgação

Deputado JP informa que o programa seguirá acontecendo, possibilitando “mais dignidade e qualidade de vida para a população” do Estado


A cidade de Imperatriz está recebendo nesta terça-feira (12) a maior edição do Maranhão Zero Catarata. De acordo com o deputado federal Josivaldo JP (PSD), criador e realizador do programa, mil cirurgias de catarata e pterígio serão realizadas. 


A 50ª edição acontece em parceria do deputado JP com o Governo do Estado do Maranhão. O Governador Carlos Brandão participou do início da triagem e acompanhou os exames aos pacientes, realizados no Templo Central da Assembleia de Deus, no centro da cidade. Confirmada a necessidade de intervenção cirúrgica, os procedimentos operatórios acontecerão já nesta semana, em três clínicas de Imperatriz.


“Tinha uma meta ambiciosa de reduzir a fila de cirurgias oftalmológicas e devolver a visão a 10 mil pessoas no Estado em 2023. Trabalhei muito para que isso fosse possível e vamos ultrapassar esse número dando mais dignidade e qualidade de vida para a população”, destaca o deputado JP. O parlamentar ainda informa que, mesmo com o objetivo alcançado, o programa Maranhão Zero Catarata seguirá atendendo gratuitamente a população. “A catarata é a causa mais frequente de perda de visão reversível no mundo. E, ainda que seja um problema tratável, grande parte do nosso povo não tem condição de custear uma operação desta, o que impede muitas pessoas de terem uma vida normal. Mas seguiremos trabalhando para sanar isso”, ressalta JP.


O Secretário-Chefe da Casa Civil do Estado do Maranhão, Sebastião Madeira, e o presidente da AGEMSUL (Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense), Vagtonio Brandão, também participaram da ação do programa.




Operação Mustache: Prefeitura de Paço do Lumiar é um dos alvos da Polícia Federal

Foto: Divulgação    


A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (12/12), a Operação Mustache, com o objetivo de combater desvio de recursos públicos federais destinados a Saúde e Educação em nove municípios do Piauí e do Maranhão. De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, a capital maranhense esteve entre os locais que ocorreram diligências.

O centro administrativo da Prefeitura de Paço do Lumiar, localizado na MA 201 é um dos alvos da Polícia Federal, no local, agentes da PF fizeram vasculhas e recolheram documentos e computadores da gestão da prefeita Paula da Pindoba.

A operação contou com a participação de 70 policiais federais, com o apoio dos auditores da Controladoria Geral da União – CGU. As equipes foram responsáveis pelo cumprimento de 34 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de sequestro de bens e valores em endereços vinculados aos investigados, dentre eles nove órgãos públicos municipais, além de residências e empresas vencedoras das licitações. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.

A investigação teve início a partir dos resultados de auditoria interna da CGU, constatando a existência de indícios de fraude e direcionamento das contratações em benefício do grupo de empresas que se sagravam vencedoras das disputas públicas.

Na sequência, foi identificado o superfaturamento por sobrepreço e por quantidade, em razão de emissão de notas fiscais com quantidades de produtos superiores às efetivamente entregues, ou venda de “notas fiscais frias”, quando é feito o pagamento dos impostos, porém sem entrega de produtos. Ademais, apurou-se uma série de irregularidades em contratos e aditivos celebrados pelos entes com as empresas investigadas, que ensejou o sequestro de bens e valores dos investigados de mais de R$ 10 milhões.

O objetivo desta ação é interromper a prática criminosa, coletar provas para reforçar a tese investigativa e identificar outros servidores públicos ou particulares envolvidos no esquema, bem como recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados da Saúde e Educação.

O inquérito policial apura crimes licitatórios, crimes contra a administração pública, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O nome da operação, “Mustache” (bigode em inglês), faz referência ao uso pelo grupo criminoso dos endereços de Barbearia da capital Teresina/PI para o registro de “empresas de fachada”.


Fonte: Domingos Costa

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog