CNJ aprova afastamento cautelar de juiz de Imperatriz

 

Foto: Divulgação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu por unanimidade iniciar uma revisão disciplinar e, por maioria, afastar temporariamente o juiz Joaquim da Silva Filho, que trabalha na Vara da Fazenda Pública da Comarca de Imperatriz (MA).

A decisão foi tomada durante a 9ª Sessão Ordinária do CNJ, que ocorreu na terça-feira (6), e foi relatada pelo corregedor Nacional de Justiça, ministro Luiz Felipe Salomão.


A revisão disciplinar foi solicitada devido a alegações de que o juiz Joaquim da Silva Filho demorou excessivamente para analisar pedidos de liminar. O corregedor destacou que, mesmo depois de uma avaliação especial em julho de 2018, a Vara da Fazenda Pública continuou desorganizada, sem que o juiz tomasse medidas para resolver o problema.


Durante a sessão, o ministro Salomão enfatizou que 364 pedidos de liminar relacionados a questões de saúde foram analisados com muita lentidão, mostrando a falta de rapidez na resolução dos casos.


Após a avaliação especial, o Tribunal de Justiça do Maranhão designou outro juiz para trabalhar na unidade, a fim de lidar com os muitos processos acumulados e a demora na análise.

Algumas liminares tiveram que esperar mais de três anos para serem analisadas.


Sindicato dos jornalistas e FENAJ repudiam agressão a comunicadores maranhenses



Nota:
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís (Sindjor-SLZ) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vêm a público manifestar a mais veemente indignação e repúdio aos atos de violência física e perseguição sofridos pelos comunicadores populares Antônio Carlos e Geovane Santos, da VTV de Santa Rita-MA, que foram agredidos na cidade de Rosário, no último dia 1 de junho, bem como prestar solidariedade a eles.

É inadmissível e alarmante que profissionais da imprensa seja alvo de agressões enquanto exerce seu trabalho de informar a sociedade. O ataque aos comunicadores representa um ataque direto à liberdade de imprensa, um dos pilares fundamentais da democracia.

Repudiamos tais ações covardes e violentas que incluem insultos e xingamentos, socos e até disparos de arma de fogo, e cobramos investigação rigorosa por parte das autoridades competentes, e que o responsável seja levados à justiça e devidamente punido.

Não podemos permitir que os profissionais da imprensa se tornem vítimas de violência e tais intimidações.

Neste sentido, solicitamos também que a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) tome as devidas providências para apurar o ocorrido, garantindo a segurança dos comunicadores e de todos os profissionais da imprensa que atuam no Maranhão.

É fundamental que o Estado assegure um ambiente seguro e propício para o livre exercício da imprensa, garantindo a proteção dos jornalistas e o respeito à liberdade de expressão.

O Sindjor-SLZ e a FENAJ reafirmam seu compromisso de lutar incansavelmente pela defesa dos direitos dos jornalistas e pela preservação da liberdade de imprensa em nosso estado.

Expressamos nossa solidariedade a Antônio Carlos e Geovane Santos, da VTV de Santa Rita-MA e nos colocamos à disposição para prestar todo o apoio necessário nesse momento lamentável.

Diretoria do Sindjor-São Luís

Felipe dos Pneus pede sigilo sobre operação do Gaeco, mas desembargadora nega

Investigadores afirmam que prefeito de Santa Inês estruturou uma organização criminosa para fraudar licitações no município. Apuração aponta ainda a prática dos crimes de peculato, corrupção e lavagem de dinheiro

Foto: Divulgação


O prefeito Felipe dos Pneus (PP), do município de Santa Inês, pediu a manutenção do sigilo judicial dos autos da Operação Tríade, mas a desembargadora Sônia Amaral, relatora da investigação na Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão, considerou desnecessário.

Em decisão proferida nessa quinta-feira (1º), a magistrada concluiu que, conforme manifestação do Ministério Público do Estado, para os processos regidos pelo Código de Processo Penal, a regra é a publicidade dos atos. Para tanto, ela considerou que as diligências investigativas que exigiam sigilo já foram cumpridas, e que apenas elementos de prova relacionados à interceptação telefônica e quebra de sigilo bancário devem permanecer protegidos.

Exclusivamente em relação a esses dois documentos, a manutenção do sigilo ainda se faz necessária, pois seu conteúdo não diz respeito apenas a dados cadastrais bancários dos seus titulares, mas a movimentações financeiras (aplicações, transferências, depósitos) protegidas pelo sigilo bancário constitucional”, afirmou.

Felipe dos Pneus foi alvo de busca e apreensão na última terça-feira (30), em ação que mira suposto esquema de montagem e direcionamento de licitações, e pagamento de propina em benefício do prefeito e de pessoas ligadas ao gestor municipal.

Investigadores afirmam que o prefeito de Santa Inês estruturou no âmbito da gestão municipal uma organização criminosa, divida em quatro núcleos, para fraudar licitações.

Com base em apuração própria e dados compartilhados pela Polícia Federal relacionados à Operação Free Rider, o Gaeco aponta ainda a prática dos crimes de peculato, corrupção e lavagem de dinheiro.

Cerca R$ 55 milhões destinados à manutenção das necessidades básicas da comunidade local, como fornecimento de medicamentos e materiais de saúde, teriam sido desviados no esquema.

Por determinação da desembargador Sônia Amaral, Felipe dos Pneus chegou a ser afastado do exercício da função pública, mas retornou ao cargo de prefeito em menos de 24 horas depois, em nova decisão da magistrada.

Ela considerou que, com a decretação de bloqueio de contas bancárias, indisponibilidade de bens e proibição de novas contratações e repasses pelo município às empresas e pessoas investigadas, não há como o prefeito de Santa Inês interferir no curso da investigação.

O nome Tríade, dado à operação pela Gaeco, refere-se a organizações criminosas tradicionais chinesas que, ao longo da história, se envolveram em uma variedade de crimes, desde fraude, extorsão e lavagem de dinheiro até tráfico e prostituição. Atualmente, as tríades chinesas estão menos envolvidas com a atividade criminosa tradicional e estão se tornando associadas a crimes de colarinho branco.

REI MORTO, REI POSTO: Apenas quatro deputados marcam presença no arraial de Othelino e Ana Paula

 

Othelino contou com a presença de apenas 4 dos 42 deputados da ALEMA; Flávio Dino que passa o feriado em São Luís também esteve no arraial "Festança da Gente"...

Othelino contou com a presença de apenas 4 dos 42 deputados da ALEMA; Flávio Dino que passa o feriado em São Luís passou pelo no arraial “Festança da Gente”.

Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão de janeiro de 2018 a janeiro de 2023, o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) sentiu na pele na noite desta sexta-feira (08) o ditado popular “rei morto, rei posto”.

O paramentar e sua esposa, a suplente de senadora em exercício Ana Paula Lobato (PSB), organizaram um arraial intitulado “Festança da Gente” para confraternizar o período junino com aliados na Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) em São Luís.

Como o deputado foi chefe do Palácio Manoel Beckmam durante cinco anos ininterruptos, esperava-se no evento a presença da grande maioria dos 42 deputados estaduais que integram a Casa. Porém, apenas 4 parlamentares marcaram presença: Fernando Braide, Francisco Nagib, Claudio Cunha e Leandro Bello.

Quem também esteve por lá foi o ministro da Justiça e Segunraça Pública, Flávio Dino (ex-governador do Maranhão), que está passando o feriado em casa, na capital maranhense.

Chamou atenção especial foi a ausência do deputado estadual Ricargo Rios (PV), considerado “filho do deputado Othelino”. Pelo visto, parece que o “filho” abandoou o “pai”.

A propósito, hoje, Othelino é deputado estadual licenciado e atual secretário de Estado de Representação Institucional do Maranhão em Brasília (Rebras) do governo Brandão…


REPRODUÇÃO: Blog Domingos Costa

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog