O amor venceu! DPVAT: Lula envia projeto ao Congresso para recriar o seguro obrigatório

 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou para a Câmara dos Deputados o projeto de lei complementar 233/23, que recria o seguro obrigatório de proteção às vítimas de acidentes de trânsito, o DPVAT. O texto foi elaborado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) e precisa ser aprovado pelos congressistas ainda neste ano, para a cobrança começar a valer em 2024.


O seguro DPVAT foi cobrado no licenciamento dos veículos até 2020. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou uma medida provisória extinguindo o DPVAT em 2019, mas a MP perdeu a validade em abril de 2020, devido a falta de análise do Congresso Nacional. No final de dezembro de 2020, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), ligado ao Ministério da Economia, extinguiu a cobrança do seguro obrigatório em 2021. De acordo com a Superintendência de Seguros Privados, a decisão foi motivada por já haver em caixa recursos suficientes para cobrir a operação em 2021.


A proposta do governo petista prevê a criação de um novo arcabouço para indenizar vítimas de acidentes de trânsito em vias terrestre, e refere-se ao seguro como SPVAT.


“Trata-se do estabelecimento de seguro obrigatório voltado para garantir, a partir de 1º de janeiro de 2024, indenizações por danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não, e a seus respectivos beneficiários ou dependentes, relativos a acidentes ocorridos em todo o território nacional”, explica o governo.


O texto sugere um fundo mutualista privado a ser administrado pela Caixa Econômica Federal, que também é responsável pela gestão e administração de diversos fundos relacionados a políticas públicas. Desde 2021, o seguro obrigatório já vinha sendo pago pela Caixa.



PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog