Deputado JP tem alternativa para aumentar o número de médicos no Estado

Deputado JP na reunião da Frente Parlamentar Mista da Medicina (FPMed).


Iniciativa visa alocar pelo princípio da equidade maior número de médicos, dentistas, enfermeiros e assistentes sociais nos municípios com menor IDH


Foi noticiado no último dia 3, levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) que apontou que o Maranhão tem o menor índice de médicos por habitantes, sendo 1,1 para cada grupo de mil habitantes. O estudo “Demografia Médica 2023” registra que o interior do Estado, a média de médicos por habitante vai para metade, sendo menos de um profissional para cada mil pessoas, enquanto o Brasil possui o total de 546 mil profissionais de medicina, sendo a média nacional de 2,56 por cada mil pessoas.

JP é membro da FPMed.

O deputado Federal Josivaldo JP (PSD), no entanto, apresentou alternativa para reverter a realidade da quantidade de profissionais de saúde no Estado. O parlamentar protocolou na Câmara dos Deputados antes mesmo da divulgação de matérias jornalísticas do estudo, emenda à medida provisória que relançou o Programa Mais Médicos no País (MP 1165/2023). O objetivo da iniciativa, segundo JP, é alocar maior número de médicos, dentistas, enfermeiros e assistentes sociais justamente nos municípios com menor grau de desenvolvimento econômico e de qualidade de vida. A proposta estabelece o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) como critério no programa federal. 


“Estamos buscando o princípio da equidade, devendo ser ofertado mais a quem mais precisa. Ou seja, mais profissionais de saúde onde há carência de médicos, dentistas, enfermeiros”, explica o deputado.


Dados do “Plano Mais IDH” demonstram que o Maranhão tem o menor indicador de renda entre as demais unidades da federação. Dos 217 municípios maranhenses, cerca de 140 possuem IDH baixo. “Por isso mesmo estamos trabalhando para aumentar e melhorar a prestação de serviços de saúde para a nossa população”, destaca JP.

Estreito comemora 41 anos de emancipação política com grande show de Léo Santana



Foto: Divulgação


Mais de 15 mil pessoas lotaram o "Espaço 138" para curtir o mega evento, promovido pela Prefeitura Municipal.



ESTREITO – O município de Estreito comemorou nesta sexta-feira (12), 41 anos de emancipação política. Na programação, um dos maiores shows já registrado no Sul do Estado, mais de 15 mil pessoas lotaram o "Espaço 138", onde foi Léo Santana se apresentou e levou o povo ao delírio. O local do show foi totalmente recuperado, no lugar do matagal e abandono, asfalto, iluminação, pintura, estrutura e vagas de estacionamento.


Quando Léo Cunha decidiu recuperar o espaço, muitos duvidavam do resultado e desacreditaram na possibilidade de surgir um parque de eventos com estrutura e acesso fácil acesso. A pavimentação da MA-138 foi o início do sonho, que por anos foi negado ao Estreitense, sendo realizado pelo Prefeito Léo Cunha.


Mas o show de Léo Santana foi apenas um dos presentes que Estreito recebeu, tendo a programação de aniversário o lançamento de projetos importantes. Foi o caso da Escola de Tempo Integral, que será construída ao lado da antiga UPA, no setor Valec, um projeto desfiador e realizado com recursos próprios, fruto da economia e boa gerência do dinheiro da educação no município.



Foi também lançada a Pedra Fundamental do Frigorífico Municipal, as margens da MA 138, que tem recursos garantidos, será um marco para a região, baseado em um projeto único e pioneiro, será referência na região Sul do Estado.


Também foi inaugura a "Sala Virtual da Justiça Federal", um espaço onde audiências e perícias serão realizadas com agilidade e conforto, evitando que os usuários tenham de se deslocar a Imperatriz, para obter atendimento da Justiça Federal. Os atendimentos referentes a Aposentadoria, Indenizações, Benefícios e outros, serão agilizados de forma inédita na região. Estreito foi a primeira cidade a receber o Projeto que engloba toda área de atuação do TRF1, sendo modelo para demais municípios no país.


Léo Cunha também participou de um almoço com colaboradores na Lagoa dos Patos Eventos, juntamente com o Deputado Federal, Josivaldo JP, o Deputado Estadual, Antônio Pereira e Vagtonio Brandão, Presidente da AGEMSUL. Em seguida, todos participaram na Câmara de Vereadores de Sessão Solene, que entregou títulos e honrarias a diversas personalidades municipais, concedendo o título de cidadão Estreitense para o Prefeito Léo Cunha.


No final da tarde, juntamente com Secretários, Vereadores, convidados e autoridades, a comitiva seguiu para a Avenida Santos Dumont, onde assinou a Ordem de Serviço para o incio da 2° fase da obra de revitalização da avenida, além de realizar o corte e a entrega do bolo, finalizando com a distribuição de 1300 cestas básicas para a população.









PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog