IMPERATRIZ - Câmara Municipal adere à campanha de prevenção ao suicídio

A Câmara Municipal de Imperatriz formalizou adesão à campanha mundial Setembro Amarelo, uma série de iniciativas e eventos em todo o Brasil, promovidos por redes de instituições públicas e privadas de prevenção ao suicídio. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Vereadores e servidores da Casa usaram um laço amarelo, simbolizando a cor do girassol, o símbolo mundial da campanha de prevenção ao suicídio.

A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Integrantes do Programa Saúde Mental da Prefeitura apresentaram, durante Tribuna Popular, a programação dos eventos e as estratégias para envolver o maior número possível de instituições e entidades na discussão do problema.

O suicídio é um problema de saúde pública e um fenômeno que não tem uma única causa definida, mas é influenciado por uma combinação de fatores, como transtornos mentais e questões socioculturais, genéticas, filosófico-existenciais e ambientais.

A adoção de medidas preventivas se torna ainda mais necessária se considerarmos que aproximadamente 75% dos casos de suicídio ocorrem em países de renda baixa ou média que nem sempre dispõem de sistemas de saúde acessíveis a toda população.

Em Imperatriz, o sistema de saúde pública municipal dispõe de uma rede de apoio para quem precisa cuidar da saúde. A população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde, UBS, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Ambulatório de Saúde Mental.

“É nossa obrigação lembrar da importância que é a vida de cada pessoa para sua família e seus amigos. Queremos alertar para que procurem ajuda, pois existem profissionais capacitados para isso”, disse o presidente da Câmara, José Carlos Soares.

A campanha prossegue até o dia 30 deste mês. No Brasil, é incentivada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e redes de apoio de estados e municípios.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente ocorrem 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos.

 

Texto: Carlos Gaby/Assimp

Fotos: Fábio Barbosa/Assimp

 

IMPERATRIZ- Projeto ‘Quebrando o Silêncio” é apresentado na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Imperatriz abriu espaço mais uma vez – como acontece todos os anos – na sessão ordinária desta quinta-feira (05) para apresentação do projeto ‘Quebrando o Silêncio’, um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul, (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) desde o ano de 2002.

Pastores e dirigentes da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Imperatriz, professores e estudantes da escola mantida pela instituição religiosa participaram da apresentação do projeto.

A campanha se desenvolve durante todo o ano, mas uma das suas principais ações ocorre sempre no quarto sábado do mês de agosto. É o “Dia de ênfase contra o abuso e a violência”, quando ocorrem passeatas, fóruns, escola de pais, eventos de educação contra a violência e manifestações na América do Sul.

 A cada ano um tema é escolhido para ser discutido e abordado com propósito de conscientizar a comunidade, denunciar abusadores e ajudar as vítimas. O tema de 2019 é Volta por Cima.

No Maranhão, projeto aprovado na Assembleia Legislativa do Maranhão instituiu o Dia Estadual da campanha, a ser comemorado anualmente no quarto sábado do mês de agosto.

O principal foco do projeto é envolver a sociedade no combate aos atos de violência. Pais, educadores, autoridades civis e religiosas, e pessoas de bem precisam ser impelidos a combaterem todas as formas de abusos para interromper o ciclo da violência doméstica e abuso sexual contra as crianças.

 

 

Texto: Carlos Gaby/Assimp

Foto: Fábio Barbosa/Asssimp

 

 

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog