Maranhão é reconhecido como Zona Livre de Aftosa Sem Vacinação


 

Deputado Josivaldo JP explica que o Estado terá mais condições de atender os mercados de carne mais exigentes do mundo


O Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA) aprovou a suspensão da vacinação da Febre Aftosa no Estado do Maranhão. O programa de controle da doença é usado pelo mercado internacional como referência do sistema sanitário para comércio de carne bovina.


O deputado Federal Josivaldo JP (PSD) explica que o Maranhão agora terá mais condições de atender os mercados de carne mais exigentes do mundo. “A evolução do status da Febre Aftosa no Brasil é fundamental para aumentar a participação dos produtores maranhenses no comércio internacional. Com o reconhecimento do Estado livre da doença, vamos atrair ainda mais investimentos devido a abertura de novas exportações”, disse.


A Febre Aftosa é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus. É uma das doenças infecciosas mais contagiosas dos animais, podendo acometer rapidamente criações inteiras. A vacinação dos bovinos é a principal forma de prevenção da doença.


De acordo com a Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do Maranhão uma imunização ainda precisa ser cumprida antes da suspensão, essa última acontecerá em abril de 2024. 


O deputado JP também ressaltou o esforço concentrado de vários agentes e instituições no compromisso de consolidar o Maranhão livre de aftosa. O parlamentar parabenizou os produtores do Estado, a ASCEM (Associação dos Criadores do Estado do Maranhão), os gestores do PNEFA, que são da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA), da FAEMA (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão), do SENAR-MA (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão), do FUNDEPEC-MA (Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão) e da Superintendência Federal do Maranhão. “Essa grande conquista é de trabalho conjunto, especialmente entre os produtores, as instituições agropecuárias e o Governo do Estado do Maranhão. E, certamente, renderá frutos muito positivos também para a população brasileira, que terá ainda mais certeza que a carne que chega à mesa tem alta qualidade”, considerou JP.




Cavalgada de Estreito bate recorde de público com mega show de Iguinho e Lulinha

Organização impecável, o evento organizado pela gestão do prefeito Léo Cunha, foi o maior dos últimos anos.


ESTREITO - A Cavalgada de Estreito 2023 foi um verdadeiro sucesso de público e crítica. Com uma organização impecável, atrações que caíram no gosto do público, o evento foi o maior dos últimos anos.


A gestão de Léo Cunha herdou um local sujo, abandonado e sem condições de uso, ao invés de reclamar ou se lamentar, ele simplesmente arregaçou as mangas e transformou o local em um parque de eventos. Na época, os opositores criticaram o Prefeito Léo Cunha, dizendo que não haveria como recuperar e transformar a antiga "Expoest" no atual "Espaço 138".


Os anos passaram e ao invés de abandonar o local, Léo Cunha incentivou ainda mais o uso do "Espaço 138", realizando eventos populares e gratuitos para a população, resgatando a Cavalgada que também estava esquecida.


O resultado foi incrível, uma cavalgada ano após ano melhor, em 2023 um evento inesquecível. Milhares de pessoas invadiram o "Espaço 138". Os comerciantes, agradeceram, colocaram suas barracas de vendas de maneira gratuita, venderam seus produtos e giraram o dinheiro dentro do município.


Quem agradeceu também foi o público, que aplaudiu a escolha da atração, Iguinho e Lulinha, dupla que arrastou uma multidão para o "Espaço 138". 


A cavalgada 2023 contou com competições, prêmios e muita alegria, além disso, a população pode entrar com bebidas sem cobrança, não houveram ocorrências de grandes tumultos ou brigas.


O percurso foi um show à parte, desfilando pelas tuas da cidade animais e peões receberam o carinho da população que se preparou em blocos, festas e comitivas, muitas famílias participaram.


Léo Cunha mostrou aos hoje opositores que não se abandona um espaço ou se ignora um evento tão tradicional como a Cavalgada. Quem não se lembra como estava a "Expoest", quem não se recorda quando a Cavalgada foi esquecida pela gestão anterior. 


"Quando disse que nossos eventos são feitos para o povo, isso incomoda muitos, principalmente de quem não aceita os mais humildes tendo acesso aos grandes shows e festas. Acabamos com esse negócio de cobrar dos comerciantes, de intimidar as pessoas com papéis e ameaças, quem quer vender vai vender e ganhar seu dinheiro. Não podemos aceitar que nossa cavalgada seja esquecida, não tenha apoio, é parte da nossa cultura, e portanto, merece nosso apoio. Os mesmos que abandonaram a antiga "Expoest" hoje me criticam por ter transformado o local abandonado em um parque de eventos. Vamos priorizar o povão, assim é nossa gestão, seguiremos assim e temos a certeza que Estreito aprova", ressaltou o prefeito Léo Cunha.





Deputado Estadual, Professor e Admirador do Esporte!


O Deputado Rildo Amaral é um dos nomes cotados para as eleições de 2024. Com uma votação expressiva no município de Imperatriz, ele tem direcionado esforços para concorrer ao executivo. Rildo é um entusiasta do futebol, handebol, entre outros esportes, tendo se destacado como atleta desde a infância.


Além de sua atuação como professor, ele está profundamente envolvido na área da educação e tem defendido a valorização das diversas classes profissionais e o reconhecimento de seus trabalhos. O deputado planeja apresentar suas propostas no próximo ano, após consolidar e registrar sua chapa.


Com uma perspectiva sólida para as eleições de 2024, este é um breve resumo do perfil de um dos candidatos em destaque."

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog