BRASIL- Ressarcimento ao erário, parecer do STF e AGU
RESSARCIMENTO AO ERÁRIO
A Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu no Supremo Tribunal Federal (STF) que é imprescritível a obrigatoriedade de ressarcir o erário imposta em condenações do Tribunal de Contas da União (TCU). A manifestação ocorreu no âmbito de recurso interposto pela AGU contra acórdão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região que suspendeu uma cobrança determinada pelo TCU por entender que ela estaria prescrita, uma vez que havia passado mais de cinco anos entre irregularidade e a ação pleiteando o ressarcimento.
No recurso, entretanto, a Advocacia-Geral aponta que o acórdão contraria dispositivos da Constituição Federal e a jurisprudência consolidada recentemente pelo STF – que em julgando anterior entendeu serem imprescritíveis as ações contra agentes públicos que cometeram atos de improbidade administrativa de forma dolosa (intencional).
O STF vai decidir, no julgamento do Recurso Extraordinário nº 636.886, se o entendimento deve ser estendido para os casos de punições aplicadas pelo TCU. Para a AGU, não existem motivos para falar em prescrição em casos de tomadas de contas realizadas pelo TCU no exercício da função de fiscalizar a aplicação correta de dinheiro, bens e valores públicos.
Prejuízo
A AGU alerta que, caso o prazo prescricional de cinco anos seja aplicado a condenações da Corte de Contas, a maior parte dos processos já chegariam ao tribunal prescritos, uma vez que o processo de tomada de contas conta com uma fase de apuração do dano dentro do próprio órgão (que leva cerca de 80% do tempo) e só depois segue para a Corte de Contas.
“Considerando que o tempo médio entre o fato gerador do débito e a autuação do processo no TCU é de 9,61 anos, depreende-se que, caso venha a ser considerado o prazo prescricional de 5 anos, a maior parte dos processos e dos valores dos débitos imputados já chegariam ao tribunal prescritos”, resume trecho de memorial da AGU distribuído aos ministros do STF.
“Quase 60% dos recursos relativos aos débitos dos processos, ou seja, o equivalente a R$ 7,28 bilhões, já estariam prescritos antes mesmo do início da atuação do tribunal”, completa a Advocacia-Geral no documento. O recurso – que está sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes – ainda não tem data para ser julgado.
IMPERATRIZ- CPI da saúde instaurada e conta com a composição de 13 membros, é uma grande vitória para a sociedade de imperatriz.
Após abertura da sessão desta última quarta Feira, 12, instuarou-se uma CPI cujo objeto é a investigação da prestação de serviços da empresa Catho, onde a mesma é responsável pela manutenção de equipamentos de ressonância magnética, onde o conselho de saúde, relatou em ata que a respectiva empresa estaria recebendo sem a prestação do serviço, conforme regi o contrato.
Pois, o objeto investigado que resultou na CPI, pode desencadear mais três CPI, que na próxima terça feira, sete vereadores irão assinar uma nova CPI e apresentar ao Presidente da Câmara, para que venha colocar em pauta para o rito natural de composição da comissão.
Afirmam Vereadores, que o resultado de hoje, foi uma grande vitória para a população e ressaltaram ainda ” esperamos que vereadores da base do Prefeito, não venham intervir ou burlar resultados de diligências” afirma vereadores que assinaram a CPI.
Após um dia exaustivo, cheio de impasses, debates e até mesmo desgastes e bate boca entre vereadores, finalizaram seus trabalhos nesta última quarta feira, 12, às 18: 15 horas.
PUBLICIDADE:
CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA
PLATAFORMA BRASIL
BRASIL
Pesquisar este blog
Publicidade:
HIDROZON - IMPERATRIZ/MA
ANUNCIE AQUI!
Postagem em destaque
BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )
Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...
RCNEWS TV
Recado para os Políticos
Parceiros e Links
Arquivo do blog
Postagens mais visitadas
-
Conforme instrução normativa do Tribunal de Contas do Estado, o vereador Valmir da Sol Brilhante não apresentou a prestação de contas do ...
-
A empresa FELIPE ARAÚJO CONSTRUÇÕES EIRELI, sob o CNPJ : 38.338.902/0001-05, prestadora de serviço no município de Vila Nova dos Martíri...
Arquivo do blog
- ► 2024 (293)
- ► 2023 (693)
- ► 2022 (1022)
- ► 2021 (1875)
- ► 2020 (1345)