Só tem direito a usar avião da FAB o presidente, vice-presidente e ministros


Depois da exoneração do secretário executivo da Casa Civil, Vicenti Santini, que utilizou aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), o presidente Jair Bolsonaro voltou a falar no assunto e foi taxativo ao dizer que esse veículo só pode ser usado por ministros titulares e não pelos substitutos.


A declaração foi nesta quinta-feira (6), durante conversa com jornalistas ao deixar o Palácio da Alvorada.

No fim de janeiro deste ano, Vicenti Santini foi exonerado após utilizar um avião da FAB para viajar da Suíça até a Índia, onde se reuniu com a comitiva presidencial. Na época, Santini estava na função de ministro interino da Casa Civil, enquanto cobria as férias do titular Onyx Lorenzoni.

Também nesta quinta, Bolsonaro voltou a falar sobre o preço dos combustíveis. Ele sugeriu mudanças no ICMS, imposto dos estados, sobre os produtos.

A Petrobras voltou a reduzir em mais de 4% o preço da gasolina e do diesel nas refinarias, a partir desta quinta.

O presidente também citou que pode sancionar, até esta sexta-feira (7), o projeto de lei aprovado no Congresso Nacional, que regulamenta as medidas a serem tomadas no país, no caso de emergência de saúde pública, provocada pelo novo coronavírus.

Segundo Bolsonaro, a ideia é tornar lei o texto antes da chegada dos brasileiros repatriados de Wuhan, prevista para o próximo sábado (8).

Senado dará início a rito sobre cassação do mandato da Juíza Selma

Decisão da Justiça Eleitoral de cassar a senadora causou a reação imediata de senadores no PlenárioFonte: Agência Senado

Após o recebimento do ofício da Justiça Eleitoral pelo Senado sobre a cassação do mandato da senadora Juíza Selma Arruda (Podemos-MT), nesta quarta-feira (5), o presidente Davi Alcolumbre esclareceu em Plenário qual deverá ser o rito a ser seguido pela Mesa da Casa. O procedimento será o mesmo aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aplicado em caso semelhante ocorrido em 2005, na perda do mandato do ex-senador João Capiberibe.
Após a comunicação ao Plenário, será convocada reunião da Mesa para dar ciência aos seus membros e designar o relator da matéria. Em seguida, será feita a citação da senadora interessada para que exerça, se desejar, seu direito de defesa perante a Mesa no prazo de 10 dias úteis, conforme previsto no Código de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal.
Esgotado o prazo sem apresentação de defesa, há a nomeação de defensor dativo para fazê-la no mesmo prazo. Recebida a defesa da senadora ou advogado dativo, será aberto prazo de até cinco dias úteis para que o relator profira o seu voto nos termos do Código de Ética. A Mesa, então, marcará uma próxima reunião para apreciar o relatório. Por último, o Plenário será comunicado da decisão tomada pela Mesa, com publicação do Diário Oficial da União e no Diário do Senado Federal para que produza seus efeitos.

Discussão

Em Plenário, os senadores Lasier Martins (Podemos-RS), Alvaro Dias (Podemos-PR), Major Olimpio (PSL -SP) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO) saíram em defesa da senadora e questionaram a celeridade incomum do julgamento do processo.
— Entrou em abril e terminou em novembro. Quando nós sabemos que tem muita gente conhecida, de rabo preso, há cinco, seis anos, e o Supremo não julga — destacou Lasier.
— Quem conhece o rito que foi imposto para a apreciação do caso da desconsideração de provas, nós que acompanhamos o julgamento do TSE [Tribunal Superior Eleitoral], a maioria dos ministros não conseguiu nos olhar nos olhos, vergonhoso, lamento demais — acrescentou o senador Major Olimpio.  
— Nós vivemos num país que é o único do mundo com quádruplo grau de jurisdição em benefício de marginais perigosos, criminosos que praticam crime hediondo e que acabam impunes em razão da lentidão dos procedimentos judicias do nosso país. No entanto, neste caso há uma inusitada celeridade. O rito é o mais célere possível e imaginável. Estou me referindo ao Poder Judiciário, desde o Tribunal Regional Eleitoral do estado de Mato Grosso. O que nós queremos nesta hora é que se confira à senadora Selma amplo direito de defesa. Ampla oportunidade de se defender, não só aqui como no Supremo Tribunal Federal [STF] — disse Alvaro Dias.
Já o senador Renan Calheiros (MDB-AL) lembrou sua experiência como ex-presidente do Senado para ressaltar que, em casos de fraude, corrupção e lavagem de dinheiro que levam à anulação do pleito, o candidato tem que pagar as custas da realização da eleição.
— É isso que diz a legislação brasileira, que mais uma vez eu vou, de público, cobrar efetivamente o seu cumprimento — afirmou.

Julgamento

Em dezembro do ano passado, o TSE cassou o mandato de Juíza Selma por abuso de poder econômico e prática de caixa 2. A Justiça Eleitoral também convocou nova eleição para o Senado em Mato Grosso para abril este ano. No último dia 31 de janeiro, o ministro Dias Toffoli, presidente do STF, determinou que o terceiro candidato mais bem votado na eleição da senadora assuma interinamente. No entanto, até a decisão da Mesa do Senado, a senadora segue no mandato.  
Agência Senado

Fonte: Agência Senado

Vereadores abrem CPI para fiscalizar fundo de aposentadorias



O vereador Wanderley de Morais Faria (PDT) conseguiu aprovar na Câmara Municipal, nessa terça-feira (4), a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com a finalidade de fiscalizar as atividades do Fundo de Aposentadorias e Pensão dos Servidores (Faps) que, segundo ele, apresenta sérias irregularidades.

“O rombo vai aparecer”, ressalta o vereador, que vem tentando abrir a CPI desde 2019, sem conseguir as assinaturas necessárias. “Conseguimos mais cinco assinaturas de vereadores no dia três de janeiro e vamos desmascarar o Faps de Guaçuí, que apresenta um resultado financeiro negativo de R$ 178, 3 milhões”.

Ele explicou que em 2019 só tinha a assinatura dele e a do vereador Valmir Santiago, mas "com elementos novos e todas as assinaturas", pôde aprovar uma nova convocação da CPI", disse.

O vereador teme a ameaça de falta de pagamento dos benefícios de 233 aposentados e 110 pensionistas no município por falta de recursos e, por esse motivo, encaminhou também correspondência à prefeita Vera Lúcia Costa  (PDT). 

Segundo a prefeita, a situação é decorrente de o Faps não ter sido capitalizado de forma a garantir as aposentadorias futuras, na época de sua criação, em 2001. “Desde que assumimos o nosso primeiro mandato, sabíamos que esse seria um grande desafio”, explica Vera Lúcia Costa em resposta ao questionamento do vereador.

Vera Lúcia informou ainda que, com a colaboração da Associação dos Municípios Capixabas (Amunes), está providenciando alterações na legislação previdenciária, destacando que houve um aumento do número de aposentados, mas que o município vem efetuando o pagamento a todos. 

Além de Wanderley, assinaram a CPI os seguintes vereadores: José Carlos Pereira Leal (SD), Cícero Augusto da Costa (SD), Mirian Carvalho (PDT) e Valmir Santiago (sem partido). 

IMPERATRIZ – Alô Promotora de Justiça: Nayma Ribeiro Abas - Licitações terão que ser canceladas por falta de orçamento, lá tem muito esquema.



Na manhã desta quinta-feira, 06/02/2020, o Vereador Ditola afirma “ Lá na CPL tem muito esquema” as licitações que foram celebradas do dia 01/01/2020 até a data vigente, serão canceladas por falta de dotação.  Diante o contexto, como que a Prefeitura celebrou contratos com empresas sem se quer ter dotação orçamentária? Como disse o vereador Ditola “ Ali tem muito esquema”.

A saída do pregoeiro se deu por conta disto? Será se as licitações já em andamento serão canceladas? Pois até a data vigente o Prefeito não publicou a LDO aprovada, na qual, a mesma só entra em vigor após publicação.

Conforme o vídeo em anexo, o vereador afirmou que o TCE emitiu uma cautelar em desfavor do pregoeiro. Prefeito, qual o teor dessa cautelar? Mostre para o povo, a sociedade precisa ser informada dos atos público.

Conclui o Vereador Ditola;  Se não cancelar as licitações, iremos entrar na justiça e a coisa pode se complicar.



GOVERNADOR EDISON LOBÃO – Procurador Federal declina o ato de improbidade para o MPMA e solicita investigação do ato narrada pelo denunciante. ( Mais uma improbidade? Prefeito Colecionador )




Na tarde de ontem, 05/02 o Ministério Publico Federal declinou parte de uma representação para o Ministério Público Estadual, no qual irá investigar o suposto ato de improbidade administrativa. Tendo em vista que os elementos apresentados ao órgão ministerial, estão ricos em dados e provas acerca da denúncia apresentada.

O blog Remocif, teve acesso ao oficio e parte do procedimento e diligencia, no qual discorre toda a diligência e movimentação do procedimento.

Segundo às documentações, há fortes indícios de danos ao erário e suposto favorecimento politico, cabe ao MPMA avaliar e concluir o procedimento, entretanto o MPF está com partes da diligência onde irá apresentar conforme os prazos legais.


Isso, inclusive, é o que se depreende da leitura do Enunciado nº 20 da 5ª CCR, cuja redação foi alterada em razão da jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal (ACO nº 1206/SP; ACO nº 2428/DF; PET nº 4885/SP): Em caso de desvio de verbas do FUNDEB, se não houve complementação pela União, a atribuição cível é do Ministério Público Estadual. Na seara criminal, considerando interesse federal reconhecido pelo STF, a atribuição será sempre do Ministério Público Federal


Levando em consideração o contexto, então o Prefeito poderá responder por uma ação Civil pelo Ministério Público do Estado e uma Criminal pelo Ministério Público Federal. Assim diz parte do oficio em declínio ao MPMA .




Diminui para 11 casos suspeitos de coronavírus no Brasil


Diminuiu para 11 o número de casos suspeitos de infecção pelo Coronavírus no Brasil. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde em coletiva nesta quarta-feira. Os casos monitorados estão em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

O diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Júlio Henrique Rosa Croda, explica os casos descartados e as novas investigações.

“A gente conseguiu, de ontem para hoje, descartar cinco casos: um em Santa Catarina e 4 em São Paulo. Esses descartes aconteceram justamente por conta de positividade para outros vírus respiratórios. E de ontem para hoje tivemos uma notificação a mais no Rio Grande do Sul, então nós temos hoje, no estado, cinco casos suspeitos. E tivemos mais duas notificações em São Paulo. Então descartamos quatro em São Paulo e tivemos mais dois, portanto temos quatro casos suspeitos em São Paulo”.

O governo também informou que está em preparação a licitação para aquisição de diversos materiais que serão usados caso a doença chegue ao Brasil. São luvas, óculos, máscaras, entre outros itens. O valor estimado é de R$ 140 milhões.

Também está sendo preparada a contratação emergencial de até mil leitos para os casos de Coronavírus.

Pela licitação, os leitos serão instalados apenas quando for necessário nos hospitais estaduais de referência. A empresa vencedora deve garantir a montagem dos leitos em até uma semana. No final do contrato, os leitos serão doados pelo Ministério aos hospitais. O valore estimado é de R$ 30 mil ao mês por cada leito.

A pedido da Organização Pan-americana de Saúde, o Brasil vai receber esta semana especialistas de oito países para ministrar treinamento de identificação do coronavírus.

Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que já foram confirmados mais de 24,5 mil casos do Coronavirus, 99% na China. Foram registradas 491 mortes em território chinês e uma nas Filipinas. A OMS considera que o risco global é alto.

Nesta quinta-feira, os secretários de Saúde dos estados e das capitais brasileiras vão se reunir com o Ministério da Saúde para debater as ações de enfrentamento ao coronavírus.

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog