Surto ativo de sarampo, trás grande preocupação para população.

O Ministério da Saúde incluiu o Piauí na lista dos 16 estados com surto ativo de sarampo. Até o momento foram registrados dois casos importados. O primeiro deles foi um bebê de um ano de idade, que viajou para São Paulo, e retornou com sintomas do sarampo. O segundo caso foi de um senhor de 42 anos, que também apresentou sintomas da doença após viagem a São Paulo.

De acordo com o boletim do MS divulgado nesta sexta-feira (13), Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul passaram a integrar a lista de estados com surto ativo da doença. O atual boletim aponta a notificação de 24.011 casos suspeitos, sendo que 17.713 (73,8%) estão em investigação e 2.957 (12,3%) foram descartados. Os casos confirmados, neste último levantamento, representam 89% do total de 2019. Não houve novos registros de óbitos.

A maioria dos casos confirmados, 97, 5%, está em São Paulo (3.254), seguido do Rio de Janeiro (18), Pernambuco (13), Minas Gerais (13), Santa Catarina (12), Paraná (7), Rio Grande do Sul (7), Maranhão (3), Goiás (3), Distrito Federal (3), Mato Grosso do Sul (1), Espírito Santo (1), Piauí (1), Rio Grande do Norte (1), Bahia (1) e Sergipe (1).

Sesapi monitora outras dez pessoas

Segundo a Secretaria de Saúde, além dos casos confirmados, a Sesapi monitora outras dez pessoas suspeitas de terem adquirido a doença. Elas residem nas cidades de Parnaíba, Picos, Luiz Correia, Teresina, Campo Grande, Floriano e Demerval Lobão.

Temendo a propagação da doença no Piauí, a Sesapi tem alertado para a necessidade da população se vacinar. “A recomendação é que crianças a partir de 6 meses a 11 meses e 29 dias, tomem a vacina. A indicação é fazer a administração da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para esse público. No caso dos bebês, a dose da vacina administrada nestes casos não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança”, lembra Amélia Costa.

Vacinação
Pessoas com até 29 anos podem tomar a versão tríplice viral (que protege ainda contra caxumba e rubéola) nos postos da rede pública de saúde de todo o país em duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. 

Dos 30 aos 49 anos, ela é aplicada em uma dose, exceto para profissionais de saúde, que devem receber as picadas duas vezes. 

Transmissão
O sarampo é uma doença que passa com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro.

Prevenção
A vacina é a única forma de prevenção da doença e está disponível na vacinação de rotina nas unidades de saúde.

Sintomas
Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse e coriza. A doença também provoca conjuntivite e se caracteriza por apresentar manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo.

 

 

Avança obra de construção de retorno na Avenida Pedro Neiva de Santana

Sinalização será reforçada para garantir a segurança viária de motoristas e pedestres.

A construção do retorno na Avenida Pedro Neiva de Santana, cruzamento com a Avenida São Sebastião, Vila Nova, avança na melhoria do projeto viário para Imperatriz. Obra é resultado da parceria das secretarias municipais de Infraestrutura e Serviços Públicos e a de Trânsito e Transportes.

Acompanhado do coordenador de Obras, Joselito Sultepa, da Sinfra; o engenheiro de Trânsito, Tuytuyguassu Rayol e o coordenador de Transportes, Alcione Bueno, da Setran, o secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho, vistoriou na manhã desta sexta-feira, 13 de setembro, o trabalho de construção da “caixa de recuo” da Avenida Pedro Neiva de Santana.

Segundo ele, a iniciativa da Prefeitura contribuirá para desafogar o intenso tráfego de veículos na Rua Duque de Caxias, na altura do cruzamento com a Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, Vila Lobão. “Temos definido essa parceria para que sejam realizadas intervenções em cruzamentos e avenidas para dar maior fluidez ao trânsito, além de implantar dispositivos que garantam mais segurança viária à população de Imperatriz”, avalia.

Zigomar Filho acentua que “depois de construir o retorno na Avenida Pedro Neiva de Santana, a Sinfra e Setran iniciarão a obra da rotatória da Avenida JK, cruzamento com a Avenida Imperatriz, Conjunto Planalto”.

O engenheiro de Trânsito, Tuytuguassu Rayol, da Setran, assinalou que o levantamento de viabilidade técnica prevê o reforço da sinalização horizontal e vertical, colocação de tachinhas refletivas e faixas de sinalização para redução de velocidade, próximo ao retorno semafórico das avenidas Pedro Neiva de Santana e São Sebastião, via de acesso ao grande Vila Nova.

Fonte: Blog da Angra

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog