AL reage à Ampem e divulga nota de apoio a Yglésio Moyses




A  Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, em face do episódio ocorrido na praia do Olho d’Água, no último sábado (14), envolvendo o deputado estadual Yglésio Moyses (PROS) e o promotor de justiça Cláudio Guimarães, manifesta total solidariedade ao parlamentar, que tão somente estava exercendo sua função de fiscalizador das leis e em defesa da sociedade.



Em que pesem as circunstâncias do ocorrido, a Constituição Federal garante aos parlamentares, no desempenho das suas funções, dentro ou fora das Casas legislativas, a prerrogativa da independência e inviolabilidade enquanto fiscalizadores das leis, prerrogativas estas que se destinam a proteger o próprio Parlamento, como instituição do Estado Democrático de Direito.


Portanto, o deputado Yglésio Moyses não praticou, na praia do Olho d’Água, qualquer ato ilegal que desabone a sua conduta de parlamentar ilibado e comprometido com a defesa da sociedade maranhense. 

Ressaltamos, ainda, que abuso ou violação que venha a ocorrer contra qualquer deputado estadual do Maranhão, no exercício das suas funções parlamentares, será fortemente repudiado por esta Casa Legislativa. 

   

Deputado Othelino Neto

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão


Fonte: Gilberto Léda




SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA - Revitalização de Iluminação Pública

Secretaria de Infraestrutura faz revitalização de iluminação publica no município


A Prefeitura Municipal através da secretaria de infraestrutura do município faz revitalização de iluminação publica em várias ruas da cidade de São Pedro da Água Branca-MA, a equipe está com planos de horário noturno para a observância em pontos de menor luminosidade e daí então faz as instalações ou a troca das lâmpadas danificadas. 


A Pasta tem a frente das atividades o Secretário Idécio Gonsalves de Oliveira, que comanda uma equipe técnica e estratégica no campo de trabalho. 


Prefeitura Municipal de São Pedro da  Água Branca-MA 
A CIDADE QUE A GENTE QUER. 



Hildo Rocha inaugura asfaltamento de Campo Formoso

 

Campo Formoso, comunidade do município de Amarante do Maranhão, recebeu pavimentação asfáltica, obra financiada com recursos públicos federais assegurados por meio de emenda parlamentar do deputado federal Hildo Rocha.

Esse é o maior empreendimento feito pelo poder público neste povoado que existe há 72 anos. Obra fantástica, de primeira qualidade, com meio fio, sarjetas, e sinalização de trânsito, uma conquista que ficará marcada na história da comunidade”, enfatizou Hildo Rocha.

O deputado destacou que a chegada do benefício é o resultado de um trabalho feito com união e persistência. “Gildásio, Adriana e os vereadores Netinho, Túlio, Antônio Dantas e Gilson ACS exerceram papel importante na concretização desse projeto. Azevedo, Hélio, Benta, e Antônio Alberto, vereadores da legislatura anterior, também lutaram muito por esse asfaltamento. Portanto, essa obra é a materialização de um sonho que se transforma em realidade graças ao trabalho do grupo político liderado por Gildásio e Adriana, é o resultado de um trabalho coletivo, feito com união, respeito, coragem e determinação”, enfatizou Hildo Rocha.

O ex-vereador Azevedo ressaltou que o asfaltamento do Campo Formoso é uma das maiores e melhores obras realizadas em 72 anos de história da comunidade. “Campo Formoso tem uma história. História essa que foi presenteada com essa obra viabilizada pelo deputado Hildo Rocha, deputado que não mede esforços para alocar recursos para trazer desenvolvimento para as comunidades do nosso município”, argumentou Azevedo.

Os vereadores Netinho e Gilson também destacaram a importância da obra. “Hoje estamos vendo um momento histórico. Esse asfaltamento é uma obra relevante que conseguimos implantar graças ao apoio do deputado Hildo Rocha, parlamentar atuante, comentou o vereador Netinho.


Falar sobre a atuação do deputado Hildo Rocha é fácil e até prazeroso porque ele é um parlamentar atuante, tem serviços prestados ao Maranhão, sempre visa trazer o bem para a população, sempre olha com muito carinho para o município de Amarante”, declarou Gilson ACS.


O presidente da Associação Comercial de Amarante, Dr. Mauro destacou que o asfaltamento do Campo Formoso é a maior obra inaugurada no município, no ano de 2021. “Eu diria que é a maior obra inaugurada em Amarante, este ano. Então, o povo do Campo Formoso e a população de Amarante estão de parabéns por essa grande obra. Portanto, queremos agradecer ao deputado Hildo Rocha por tudo que ele está fazendo em favor da população de Amarante”.

Moradores do Campo Formoso também manifestaram gratidão ao deputado Hildo Rocha. A seguir um resumo dos agradecimentos.

A gente sonhava com essa obra, mas achávamos que nós nunca iríamos receber um benefício tão importante. Então o deputado Hildo Rocha transformou o nosso sonho em realidade. Moro aqui há 40 nos e hoje tenho a felicidade de ver a chegada de um benefício tão importante para todos os moradores deste povoado”,

Estou muito satisfeita. A gente nunca pensava que um dia iriamos ganhar essa coisa boa. Mas, o deputado Hildo Rocha realizou a obra. Se não fosse ele nós não teríamos recebido esse benefício.”

Nasci e me criei aqui neste lugar e hoje tenho a felicidade de ver um sonho realizado. Sonho que nós esperamos por muito tempo. É um privilégio tão grande receber esse asfalto. A gente agradece ao Dr. Gildásio, liderança muito querida pelo povo. Ele lutou e, com a ajuda do deputado Hildo Rocha, agora estamos recebendo essa obra maravilhosa.”

Esse asfalto representa a realização de um sonho desta comunidade, é uma obra que tem efeitos na vida de cada morador, melhora a vida e a saúde de todos nós. O deputado Hildo Rocha é excelente. A gente não o conhecia, só ouvia falar, mas eu passei a acompanhar o seu trabalho, a sua luta e vejo que ele tem muitas realizações, um exemplo é essa obra. Eu moro aqui desde o ano de 1966 e pela primeira vez a gente recebe um benefício tão importante”, declarou o morador.










Políticas Públicas para combater as consequências físicas e emocionais da “Pobreza Menstrual” foram debatidas em Tribuna Popular



Infertilidade, evasão escolar, problemas emocionais e tantas outras consequências da Pobreza Menstrual” foram debatidas na Tribuna Popular, que abriu os trabalhos da sessão plenária da Câmara Municipal de Imperatriz nesta quarta-feira, 18. O tema abordou o crescimento da problemática na cidade e explicou a situação vivida por inúmeras mulheres, meninas e adolescentes que por falta de recursos não têm acesso ao absorvente e outros itens de higiene pessoal necessários no período menstrual.



A proposição foi solicitada pela vereadora Claudia Batista (PTB) e contou com a participação da juíza de direito do Tribunal de Justiça do Maranhão, Sônia Amaral, quem iniciou os debates na Casa Legislativa, relatando um testemunho que lhe fez conhecer a pauta e “perceber que precisamos sair de nossas bolhas para enxergar as demandas urgentes que existem na sociedade”.



“ Não conhecia e nem sabia das consequências na saúde das mulheres por não possuírem esse simples objeto. Vocês sabiam que algumas mulheres usam miolo de pão para retenção do fluxo menstrual? Quando uma adolescente deixa de ir para a escola por não ter um absorvente é um alerta que precisamos mudar. A realidade é muito maior e é chocante”, salientou a juíza ao parabenizar a Casa por proporcionar o debate.



A ginecologista Karla Zolinda explicou às consequências que a falta do absorvente e de produtos adequados para a higiene pessoal provocam na saúde física e emocional das mulheres, como a infertilidade e a evasão escolar. Segundo Karla, o período menstrual que dura de 4 a 7 dias e que acompanha a vida toda da mulher precisa de um olhar humano e de empatia social.



“ Dos 14 aos 48 anos as mulheres sangram. Essa é a realidade. Passamos a maior parte do nosso tempo sangrando. Nós trabalhamos sangrando, vamos a escola sangrando, atendemos a nossa família sangrando. E, mesmo assim, temos que falar sobre isso para que a sociedade entenda que muitas de nossas mulheres estão sendo constrangidas, isoladas por não terem condições de lidar com esse processo natural do nosso organismo”, explicou a ginecologista.



A dificuldade vivida pelas estudantes, principalmente da Zona Rural, foi apresentada pela
Cleomar Conceição, presidente da Associação de Gestores da Rede Municipal, que explicou o impacto que a falta de absorvente traz na vida escolar. “Em 2018, o nosso levantamento apontou que mensalmente por causa do fluxo menstrual, as alunas faltam 4/5 dias, totalizando no ano 40 dias, ou seja, mais de 200 horas a menos de aprendizado no ano letivo”, disse Cleomar que também testemunhou o desespero de uma aluna que estava sem conseguir realizar a interrupção do fluxo menstrual para ir à escola.



Dados do IBGE apontam que 4 milhões de meninas no Brasil não possuem algum requisito mínimo de higiene, como papel, água ou sabão para uso diário. Durante a Tribuna Popular, foi levantada a necessidade de fortalecer as políticas públicas que garantam a dignidade feminina.



“ Se questionarem que os vereadores estão falando de absorvente, expliquem o porquê do assunto ser relevante para a sociedade. Precisamos, sim, urgentemente investir em infraestrutura e acesso aos produtos de higiene menstrual. Os absorventes poderiam ser disponibilizados em postos de saúde, por exemplo, como já ocorre com outros itens, ” sugeriu a propositora da Tribuna, vereadora Claudia.



Estiveram presentes e também participaram do debate o vereador Flamarion Amaral (PCdoB), o vereador Manchinha (PSB), o vereador Fábio Hernandez (PP), a procuradora do município, Alessandra Belfort, a psicóloga Shyrlani Silva, a Coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher, Maria da Conceição Chaves de Souza, a diretora adjunta da Casa da Mulher Maranhense, Kelly Santana, a presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Regina Célia Nobre Lopes, a professora e gestora da Escola Tocantins, Teresinha Sodre, a Claudia Costa, diretora da Casa da Mulher Maranhense e a Estudante de Medicina, Taynara Santos.







Ministério da Saúde libera R$ 1,2 bilhão para leitos de UTI Covid-19 em todo o país

São cerca de 25 mil leitos destinados exclusivamente para o tratamento da doença



Em portaria publicada nesta terça-feira (17), o Ministério da Saúde liberou R$ 1,2 bilhão para o custeio de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em todo o país. O valor é referente ao mês de julho.

Os recursos atendem a leitos de UTI adultos e pediátricos. Todos os estados e Distrito Federal serão contemplados com recursos para leitos de UTI Covid-19 adulto. O valor total do repasse para esse tipo de leito é de R$ 1,1 bilhão. São cerca de 25 mil leitos destinados exclusivamente para o tratamento da doença.

Já 20 estados receberão verbas para atendimento em leitos de UTI Covid pediátricos, totalizando R$ 20,2 milhões. Os recursos custearam 433 leitos em Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde tem apoiado os estados e municípios, atendendo as solicitações com investimentos, ações, serviços e fornecendo infraestrutura para o enfrentamento da Covid-19. As autorizações para leitos de UTI Covid ocorrem sob demanda e solicitação dos estados, que têm autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários.

Entenda a autorização de leitos

Em 2021, o Ministério da Saúde já autorizou 25,8 mil leitos de UTI Covid-19 adultos e pediátricos para tratamento de pacientes graves em todo o Brasil. O investimento total é de R$ 4,7 bilhões.

O pedido de autorização para o custeio dos leitos Covid-19, tanto os de UTI quanto os de suporte ventilatório pulmonar, é realizado pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.

Para a autorização, basta que estados e municípios cadastrem a solicitação na plataforma Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS) observando os requisitos necessários. Os critérios são objetivos, para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso necessário o mais rápido possível.

Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva, equipamentos e corpo clínico para atuação em UTI.




Manoel da Conceição foi um grande líder e ícone de luta pela reforma agrária e por uma sociedade mais justa.



Foi preso, torturado, perdeu o irmão mais novo e a perna direita durante a Ditadura Militar. Dizia, com orgulho, de não se arrepender de nada diante da necessidade da luta pela terra. Mané partiu na manhã desta quarta-feira (18) para outro plano, mas deixou uma história que nos inspira a continuar a luta por dias melhores. 


Aos familiares e amigos, nossa solidariedade.
Por Clayton Noleto



Veneza Construções e Locações Ltda. - é a papa tudo em Buriticupu! Essa já ganhou quase 20 milhões de contratos em 2021




Conforme o Tribunal de Contas do Estado ( TCE ) a empresa Veneza, sob o cnpj: 04796979000107 tem papado tudo no município de Buriticupu. A gestão do Prefeito João Carlos (Patriota) está batendo recorde em valores altíssimos nos processos licitatório, que diante suspeição o Ministério Público recomendou o cancelamento de quase 30 milhões de contratos do município.


Não temos a informação se a supracitada está no meio dos contratos cancelados, mas percebe-se que a VENEZA ganhou diversos contratos no município e olhem que contratos!..


O Prefeito da decepção, assim tem sido taxado nos quatro cantos da cidade.









Couro de bode do Piauí e do esquema dos R$ 500.000,00 está pedindo 40% no bate e volta dos cheques sem fundo

 

A triste notícia, quem recebeu o cheque tem que devolver 40% para o couro de bode. O famoso bate e volta precisa ser reprimido! Chega de tanta roubalheira.

Lá pras bandas do Piauí o famoso R$ 500.000,00 iria ser dividido, mas o povo se mexeu rápido e tiveram que recuar.



ELEIÇÕES - 2022 | PDT e PL somam 80 prefeitos eleitos no estado do Maranhão

 



Dois partidos demonstram força no âmbito politico a nível estadual, analisando o gráfico acima, a representatividade do PDT e PL, juntos somam 80 municípios.


Weverton Rocha e Josimar do Maranhãozinho são decisivos no atual cenário, ambos defendem ideologias distintas e são pré-candidatos ao Governo do Estado.


Flávio Dino apresentou Brandão como pré-candidato ao Governo, mas, caso não haja a junção com um dos dois citados acima, não terão sucesso, lógico! Brandão é um ótimo nome, portanto, precisa de apoio e grupo.


Vamos assistir de camarote as articulações e alianças que possam surgir.



RIBAMAR FIQUENE - Aluno sem Transporte Escolar acorda 3 da madrugada para ir estudar

 

Foto: Divulgação do veículo do Transporte Escolar



Mãe de aluno revoltada, apresenta denúncia acerca do transporte escolar do município de Ribamar Fiquene. Segundo a denunciante o seu filho acorda três horas da manhã para se deslocar para a sede do município e só retorna às 14 horas. Todo esse sofrimento é por conta da ausência do Transporte Escolar que antes buscavam os alunos e hoje, não. Afirma mãe do aluno.



O descaso administrativo está nítido e para completar o Prefeito nomeou o vice-prefeito como secretário de educação. Pense numa gestão pífia e enganadora. É inaceitável, atos como esse, onde humilha e retira direitos constituídos. Alô Vereadores, Ministério Público Federal, Conselho Tutelar essa mãe precisa de ajuda.





Lajeado Novo e a prefeita das promessas! Vejam o motivo do bloqueio do FPM

 



A situação está insustentável, nem o Governo Federal aceitou tanto descaso com o erário, vejam que o setor contábil do município não está fazendo nada a não ser receber o salário em dias e enfiar peido em cordão.



O CAUC demonstra a ausência de informações primordiais ao Tesouro Nacional, é inadmissível uma gestão fajuta e pífia como essa. Esse é o verdadeiro Governo da enganação.


Extrato do CAUC - Pendências. 




A prefeita Ana Léa foi eleita com 2.405 votos e hoje, nem o seu eleitoral é respeitado.

Tá tudo em casa! Zenf Empreendimento Comercial Eireli é a sortuda, ganhou combustível, agora é o material de construção. Alô Ministério Público!!!

 




Em Ribamar Fiquene tudo pode, tudo acontece e nada do judiciário agir.


Após diversas denúncias acerca da licitação do combustível, empresa do grupo ZENF fatura mais uma licitação no valor de R$ 1.005.804,95, desta vez foi a de material de construção. Pense numa gestão caridosa e parceira! Essa cumpre seus compromissos.


Essa é pra quem pode! Pasmem, o valor do certame é de R$ 1.005.804,95. Pense numa gestão honesta! O fornecimento é por 12 meses. 


Alô Ministério Público, licitações no município precisam serem fiscalizadas e acompanhadas de perto, segundo informações de pessoas ligadas a gestão, está havendo um suposto esquema de fraude nos certames.




PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog