STF: Justiça Militar estadual pode decretar perda de posto e graduação de militares por qualquer tipo de crime

 

Foto: Divulgação 


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Justiça Militar dos estados tem competência para decidir sobre a perda do posto e da patente de oficiais e da graduação de praças militares que tenham sido condenados, independentemente da natureza do crime cometido.


Violência doméstica

No recurso apresentado ao STF, um policial questionava a decisão do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo. A ação havia determinado a perda de sua graduação de praça, após ter sido condenado pela justiça estadual por violência doméstica e disparo de arma de fogo.


Perda da graduação

Em processo autônomo, no qual o Ministério Público buscou que a condenação tivesse repercussão no âmbito militar, o Tribunal de Justiça Militar entendeu que a conduta havia quebrado o decoro da instituição e determinou a perda da graduação.


No pedido, o condenado defendia que a Justiça Militar do estado só poderia declarar a perda da graduação de praças em crimes militares.


Hierarquia e disciplina

Para o ministro Alexandre de Moraes, que votou contra o recurso, a hierarquia e a disciplina são indispensáveis ao funcionamento regular das instituições militares. Segundo ele, integrantes de corporações militares devem prezar pelo respeito à instituição e manter um “alto padrão de comportamento moral e profissional”.



O Tribunal fixou a seguinte tese de repercussão geral:

  • A perda da graduação da praça pode ser declarada como efeito secundário da sentença condenatória pela prática de crime militar ou comum, nos termos do art. 102 do Código Penal Militar e do art. 92, I, "b", do Código Penal, respectivamente.

  • Nos termos do artigo 125, §4º, da Constituição Federal, o Tribunal de Justiça Militar, onde houver, ou o Tribunal de Justiça são competentes para decidir, em processo autônomo decorrente de representação do Ministério Público, sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças que teve contra si uma sentença condenatória, independentemente da natureza do crime por ele cometido.


Verão 2023: Segundo Domingo na Ilha Cabral, em Estreito, registra público recorde



Foto: Divulgação


ESTREITO - O segundo final de semana da temporada oficial da temporada 2023 da Ilha Cabral em Estreito, foi um grande sucesso.


Estacionamentos totalmente cheios, restaurantes e hotéis lotados e comércio satisfeito. Os turistas compareceram em peso, atraídos pela programação e estrutura da Ilha Cabral em Estreito.


O final de semana foi marcado pelo 1° Campeonato de Paramotor, pilotos disputaram nos céus da Ilha Cabral uma competição com muita adrenalina e manobras radicais.


Neste final de semana, os shows de Junior Moral, Mateus Oliveira e Rogerinho, animaram e embalaram os banhistas. Os shows atraíram um grande público, que lotaram a praia, além disso, o sol e a água contribuíram agora um final de semana inesquecível.


O Prefeito Léo Cunha, reafirmou que o principal ingrediente deste evento é o fomento da economia local, barqueiros e comerciantes comemoram o sucesso e o lucro. Novamente, os comerciantes e barqueiros não tiveram qualquer ônus para que pudessem vender seus produtos na praia, porém, a única exigência foi a obediência das regras sanitárias e organização.


"Nossa Ilha Cabral está linda, organizada e segura. Temos shows com artistas Nacionais, durante todo o mês de julho. Os comerciantes estão preparados para receber a população, com uma decoração impecável e a beleza de nosso cartão postal que é a Ilha Cabral. Pela primeira vez trouxemos uma competição deste nível, os pilotos de Paramotor ficaram impressionados com a beleza de nossa praia, e os banhistas, foram agraciados com rasantes e manobras radicais nos céus”, destacou.


Semana que vem tem mais, sempre com uma atração diferente, mas com a beleza que só nossa Ilha Cabral tem.




Alô Prefeito Fernando Teixeira, você vai deixar professores “lisos” no período de férias?

Professores da rede pública de ensino em Cidelândia, realizaram uma greve antes de entrarem de férias e mesmo assim não receberem o terço de férias!..

Foto: Divulgação


A gestão do Prefeito Fernando Teixeira, vem em seu segundo mandato,  e apresentando um verdadeiro desastre! Professores deflagaram um dia de paralisação para reivindicar seus direitos conquistados, na qual, é o 1/3 de férias entre outros.


Segundo o presidente do Sindicato, caso não seja atendido às reivindicações da classe, profissionais aderirão a uma greve que terá data de início, porém o fim somente após o cumprimento do compromisso do atual gestor com os direitos atribuídos a classe de profissionais da educação.

O que está ocorrendo na gestão de Fernando Teixeira? Dinheiro tem! Todo mês entra nos cofres públicos, no entanto, resta saber a sua aplicabilidade. Além dos recursos carimbados, a qual temos o da Saúde, Assistência Social e Educação, o município conta com um recurso extra, que é o da VALE, no qual é  repassado aos cofres do município, na modalidade de Royalty.


Com esse descaso administrativo, não só a classe da educação que sofre diante a ausência do pagamento aos profissionais da educação, mas toda a cidade!  O dinheiro deixa de circular no comércio local e gerar emprego e renda para os munícipes.  

A população espera por dias melhores e que tudo isso possa se resolver da melhor forma possível, afinal, uma greve é prejudicial ao ensino dos filhos da cidade, do futuro da cidade, na qual é os alunos.  

_________________________________________________________

O blog está a disposição para qualquer manifestação de partes citadas na matéria para emissão de esclarecimentos.

___________________________________________________________

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog