IPVA até de bikes elétricas e cadeiras de rodas motorizadas porque no Brasil até quem tenta se mover vira alvo de tributação

 


Prepare-se: se você achou que o IPVA já pesava demais no bolso, espere até 2026.
Com a nova resolução do Contran, alguns estados poderão — com toda a sensibilidade de um trator — cobrar IPVA de bicicletas elétricas e até de cadeiras de rodas motorizadas.

Isso mesmo.
No país onde estradas esburacadas não têm dono, mas impostos sempre têm destino, agora até quem pedala ou depende de mobilidade assistida pode entrar na mira da arrecadação.

 

Bikes elétricas: do “sustentável” ao “sustentável para o governo”

A regra permite que veículos de duas ou três rodas movidos por motor elétrico, acima de certa potência, sejam classificados como automotores.
E automotor, no Brasil, tem sobrenome: imposto.

Ou seja: o cidadão troca o carro por uma bike elétrica para economizar, fugir do trânsito e fazer um bem ao planeta — e, no fim, descobre que apenas mudou o tipo de IPVA que vai pagar.

 

♿ Cadeira de rodas motorizada: o auge do absurdo

Mas o auge da polêmica está na possibilidade de taxação de cadeiras de rodas motorizadas.
Sim: a pessoa já enfrenta barreiras urbanas, falta de acessibilidade e a burocracia do SUS… e agora pode ganhar o “presente” de um imposto anual para se locomover.

É como se o Estado dissesse:
“Você quer mobilidade? Tudo bem. Mas vai ter que contribuir… com juros.”

A medida, claro, está gerando revolta nas redes sociais — porque não é todo dia que se vê a criatividade tributária chegar tão longe.

 

Criatividade fiscal em modo turbo

Ao que tudo indica, o Brasil finalmente resolveu inovar em tecnologia: tecnologia de arrecadação.
Se anda, gira, tem motor ou se move… pronto, pode virar fonte de receita.

Agora resta a dúvida:
O que vem depois?

  • IPVA de patinete elétrico?
  • Taxa anual para quem tem perna biónica?
  • Licenciamento de aspirador robô?

Com a evolução da lógica, tudo é possível.

 

No fim, a velha máxima permanece

Quando você ouvir a palavra “modernização”, “readequação” ou “nova regra”, já pode preparar o bolso.
No Brasil, o futuro chega rápido — e quase sempre com um boleto acoplado.

E se rodas significam impostos, a criatividade dos nossos governantes nunca vai parar de girar.

Vereador Kim do Carú vira alvo de denúncias e áudios suspeitos e a novela política de Santa Luzia ganha mais um capítulo

 


Em Santa Luzia, onde a política já costuma render mais enredos que série de streaming, o vereador Kim do Carú volta ao centro das atenções e não exatamente por boas notícias.
Segundo denúncias encaminhadas ao Ministério Público do Maranhão (MPMA) e amplamente comentadas nos bastidores do município, o parlamentar estaria envolvido em um suposto esquema de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito. "Afirma denúnciante"

Como se não bastasse, começaram a circular vazamentos de áudios atribuídos a fornecedores conversando com o próprio vereador. No material, o assunto seria uma nota fiscal e o pagamento de um credor. Em tom nada burocrático e muito menos institucional o vereador supostamente afirma que só efetuaria o pagamento após a emissão da nota fiscal.
Nada fora do comum… se não fosse o contexto, o cargo e, claro, o histórico recente.

Vale lembrar que Kim do Carú já foi presidente da Câmara Municipal, posição na qual atuou como ordenador de despesas. Ou seja, era o responsável por autorizar pagamentos, gerir contratos e zelar pelo bom uso do dinheiro público, responsabilidades que agora voltam à mesa do MP por meio da denúncia apresentada.

As informações dão conta de que o procedimento já está em andamento no Ministério Público, que analisará o teor dos áudios e demais elementos relacionados à possível irregularidade.

 

A relação antiga com as manchetes

Não é de hoje que o nome do vereador circula no noticiário local. O blog do Domingos Costa já noticiou anteriormente o curioso aumento patrimonial de Kim, que segue chamando a atenção da população e das instituições de controle.
Agora, com novos áudios e novas denúncias, a situação ganha mais um capítulo, daqueles dignos de cadeira, pipoca e um bom arquivo de documentos.

 

O outro lado

O blog tentou contato com o vereador para ouvir sua versão, mas, não houve resposta. O espaço segue aberto para manifestação, afinal, transparência nunca é demais, especialmente quando o assunto envolve dinheiro público.

Enquanto isso, Santa Luzia acompanha, atenta, mais um episódio da já tradicional novela política local.



PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

ELETRO FRANÇA

ELETRO FRANÇA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog