Advogada detalha ações da Ouvidoria da Mulher da OAB-MA no ‘Diário da Manhã’

 


Maria de Ribamar afirmou que Ouvidoria foi criada no ano passado para fortalecer a acolhida às vítimas, o combate ao feminicídio e à violência contra a mulher

 

Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quinta-feira (5), a advogada Maria de Ribamar, que é secretária da Comissão da Mulher e da Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Maranhão (OAB-MA), abordou o trabalho da Ouvidoria da Mulher da entidade no estado. Ela afirmou que o número de feminicídio ainda é alto em todo o país, em especial no Maranhão, principalmente por conta do patriarcado.


Na conversa com a radialista Marina Sousa, a advogada afirmou que a Ouvidoria da Mulher foi criada no ano passado para fortalecer, no Sistema de Justiça, a acolhida às vítimas, o combate ao feminicídio e à violência contra a mulher. Ela assegurou que o Maranhão possui números alarmantes em relação ao tema, sendo o segundo estado do Nordeste que mais mata mulheres. Só em 2022, foram registrados 59 casos de feminicídio.


“A Ouvidoria foi criada justamente para dar espaço para as mulheres em geral e mulheres advogadas, que tenham demandas e precisam ser ouvidas e encaminhadas às devidas instâncias. É essa cultura de violência contra a mulher que precisamos combater e isso hoje é um fenômeno mundial. Temos de combater a criação das famílias nesse contexto de patriarcado. Esse machismo a gente vem combatendo há muitos anos, mas está enraizado, infelizmente, na sociedade há séculos”, lamentou.


De acordo com a advogada, compete à Ouvidoria da Mulher receber informações, sugestões, reclamações, denúncias, críticas e elogios sobre a tramitação de procedimentos judiciais relativos à violência contra a mulher; acolher e promover escuta ativa das mulheres, tratando a informação recebida com a consideração e o sigilo devidos.


Por fim, ela afirmou que o órgão possui um canal especializado para recebimento das demandas relacionadas à violência contra a mulher, permitindo um encaminhamento mais célere e efetivo aos respectivos órgãos competentes. Também visa proporcionar uma oitiva especializada das mulheres vitimadas pela violência de gênero e viabilizar o aprimoramento dos serviços institucionais especializados na temática, entre outros.


Agência Assembleia

AMANHÃ - Deputado Federal Aluísio Mendes participará de eventos em Cidelândia e Açailândia

 

Encontros de filiação e diálogo sobre direções municipais preparam o terreno para as eleições de 2024

Foto: Divulgação


O deputado federal Aluísio Mendes estará presente em dois eventos na região Tocantina, nas cidades de Cidelândia e Açailândia. Esses encontros têm como objetivo a filiação de novos membros e um diálogo aberto sobre os direcionamentos municipais, preparando o terreno para as eleições de 2024.



Os eventos contam com a presença de lideranças politicas e do deputado Aluísio Mendes, que desempenha um papel fundamental no apoio e orientação de pretensos candidatos que planejam concorrer nas eleições de 2024. Em Açailândia, o vereador Feliberg, presidente da Casa Legislativa, será o anfitrião do encontro e está se articulando para uma possível candidatura na próxima eleição municipal ao cargo do executivo.



A filiação de novos membros e a discussão sobre os direcionamentos políticos municipais são passos importantes para a formação de estratégias eleitorais sólidas. Esses eventos proporcionam a oportunidade para que líderes políticos e aspirantes a cargos públicos troquem ideias e se alinhem com os objetivos e valores do grupo.



O deputado Aluísio Mendes, conhecido por seu engajamento político na região e no estado, desempenha um papel de destaque na orientação e apoio a candidatos que desejam representar suas comunidades nas esferas municipais e estaduais.



Com as eleições de 2024 se aproximando, eventos como esses desempenham um papel crucial na formação de alianças políticas e na estruturação das campanhas eleitorais. A presença do deputado Aluísio Mendes é um sinal do compromisso com o desenvolvimento e o fortalecimento da representação política nas cidades de Cidelândia e Açailândia, na região Tocantina.



PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog