Barroso pede à PF para investigar ataque ao sistema do TSE

Presidente do tribunal também falou sobre a apuração lenta dos votos




O Tribunal Superior Eleitoral divulgou nessa segunda-feira os primeiros detalhes sobre a tentativa de derrubar o sistema de informática da Justiça Eleitoral. No fim da manhã do domingo de eleição, um ataque coordenado com 436 mil acessos por segundo sobrecarregou os acessos ao portal e vazou dados antigos. De acordo com o presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, não causou danos.


Barroso afirmou que a Polícia Federal vai investigar a tentativa de ataque e que já tem algumas pistas.


O outro problema ocorreu quando as urnas começaram a fechar em todo o país. Uma falha deixou a totalização mais lenta do que o previsto. Barroso explicou que, depois da eleição de 2018, peritos da Polícia Federal recomendaram que o TSE passasse a totalizar os votos enviados diretamente das urnas eletrônicas, em vez de apenas divulgar os resultados apurados pelos tribunais regionais nos estados e no Distrito Federal, como era antes.


Isso porque ter apenas uma totalização, em vez de 27, dá mais segurança para a eleição. Mas, para garantir que a totalização fosse feita em apenas um local, o TSE precisou contratar um serviço especializado. A empresa escolhida foi a Oracle, uma gigante internacional com mais de 40 anos de mercado. O serviço custa R$ 14 milhões por ano.


De acordo Luis Roberto Barroso, o sistema desenvolvido pela Oracle estava previsto para ser entregue em março, mas só chegou em agosto, devido à pandemia da Covid-19. Além disso, não foi possível fazer todos os testes necessários.


Ao fazer um balanço do processo eleitoral em si, Barroso destacou o comparecimento às urnas. O presidente do TSE contou que, por causa da pandemia, a expectativa era de que até metade dos eleitores deixassem de votar. Mas esse índice ficou em 23,14%, menos de 3 pontos percentuais acima do verificado na eleição anterior, em 2018.


Luis Roberto Barroso destacou, ainda, o aumento da representatividade nas urnas. Entre os prefeitos eleitos no primeiro turno, oito têm origem indígena e 32% do total se declararam negros. Já as prefeitas eleitas alcançaram o percentual recorde de 12,2%.

0 comments:

Postar um comentário

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog