IMPERATRIZ - MPMA recomenda à Seap a manutenção das instalações elétricas de unidades prisionais


O Ministério Público do Maranhão, por meio da 5ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz, encaminhou Recomendação, no último dia 4 de fevereiro, à Secretaria de Estado e Administração Penitenciária (Seap), para que as instalações elétricas das unidades prisionais de Imperatriz sejam periodicamente inspecionadas e mantidas em boas condições.

O documento também foi destinado às direções do Presídio Regional de Imperatriz, da Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz, da Unidade Prisional de Davinópolis e da Associação de Assistência aos Condenados de Imperatriz.

De acordo com o autor da Recomendação, o promotor de justiça Domingos Eduardo da Silva, a medida foi adotada depois que chegou ao conhecimento do Ministério Público que as instalações elétricas das celas destinadas ao regime semiaberto oferecem risco de incêndio, devido à quantidade de aparelhos ligados à tomada ou à rede elétrica da unidade prisional, durante o período noturno.

Também foi recomendado aos gestores da Seap e das unidades prisionais que solicitem a instalação de sistemas e equipamentos que permitam o combate rápido a princípios de incêndio, bem como treinamento de equipes para prevenção e segurança contra incêndio e/ou primeiros socorros.

O membro do Ministério Público recomendou, ainda, que sejam tomadas providências para uma imediata vistoria ou inspeção do Corpo de Bombeiros para avaliação quanto aos requisitos de segurança das instalações elétricas e seu potencial risco de incêndio. Na Recomendação, Domingos Eduardo da Silva reforça que o local de prisão, destinado a alojar os sentenciados durante a noite, deverá dispor de instalações que atendam os presos nas suas necessidades pessoais. “Impõe-se a todas as autoridades o respeito à vida, saúde, integridade corporal e dignidade humana dos condenados e dos presos provisórios”, enfatiza.

SENTENCIADOS DO REGIME SEMIABERTO
Outro ponto incluído na Recomendação é o que trata da autorização, concedida pelo agente de segurança penitenciária aos apenados do regime semiaberto da Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz, para que passem a noite fora do estabelecimento prisional, em função da constante queda de energia e risco de incêndio na edificação das celas.

O documento do MPMA orienta que, nesses casos, seja realizado o registro da ocorrência, com a informação ao juízo, e o encaminhamento do relatório à Secretaria de Estado e Administração Penitenciária. Além disso, os agentes ou encarregados de segurança devem ser advertidos para que não liberem a permanência do sentenciado do pernoite sem autorização ou conhecimento da direção, sob pena de responsabilização pessoal nas esferas penal e administrativa.
Redação: CCOM-MPMA

0 comments:

Postar um comentário

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog