‘Café com Notícias’ - Juíza Jaqueline Caracas aborda ações para erradicação do sub-registro

 

Foto: Divulgação

Ela enfocou a campanha “Registre-se!”, realizada este mês durante a Semana Nacional do Registro Civil, e outras ações voltadas a garantir a Certidão de Nascimento à população

Agência Assembleia

 

O programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (15), na TV Assembleia, exibiu conversa com a juíza Jaqueline Caracas, coordenadora do Núcleo de Registro Civil e Acesso à Documentação Básica da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Ela enfocou a campanha “Registre-se!”, realizada este mês durante a Semana Nacional do Registro Civil, e outras ações voltadas a garantir a Certidão de Nascimento à população.

A juíza comentou dados de pesquisa do IBGE, segundo os quais no ano de 2020, 36% dos bebês que nasceram no estado não foram registrados. “Esse é um índice que reflete apenas os nascimentos. Na verdade, não existem dados e nem indicadores que nos digam qual é o percentual e quantas pessoas estão sem registro no Brasil. Os últimos dados que a gente tem são de uma pesquisa PNAD, que é um levantamento nacional de domicílio, de 2015, que trouxe uma estimativa de cerca de 3 milhões de brasileiros”, observou.

Segundo Jaqueline Caracas, como essas informações estão desatualizadas, o órgão aguarda os resultados do novo Censo Demográfico realizado pelo IBGE. Ela ressaltou, no entanto, que o levantamento nacional também só abrange crianças de 0 a 5 anos.

“A gente tem esse grave problema de ausência de indicadores, o que dificulta, inclusive, para a gente traçar estratégias, planejar políticas públicas para que se possa enfrentar o problema”, disse.

A coordenadora do Núcleo de Registro Civil detalhou que o Judiciário oferta atendimentos com focos diversos, como as ações voltadas para os bebês, a exemplo dos postos dos cartórios que funcionam dentro das maternidades. “É um programa de prevenção ao sub-registro”, disse. Com outro viés, ela citou os mutirões para a emissão de registros de nascimento tardios.

A juíza Jaqueline Caracas relatou que há cidades do Maranhão em que os indicadores de sub-registro apontam para 40% da população, e assinalou que até São Luís tem ocorrências do problema, mesmo sendo a capital e ofertando mais acesso a cartórios. Ela alertou, ainda, que muitas pessoas perdem a Certidão e acreditam que precisam da emissão de um novo documento, mas, na verdade, é possível obter uma segunda via, o que é bem mais fácil.

O programa 'Café com Notícias' é apresentado pela jornalista Elda Borges e vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

0 comments:

Postar um comentário

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog